Como testar enrolamentos de motores elétricos

Pin
Send
Share
Send

Quando um enrolamento ruim do motor não pode ser encontrado por uma inspeção física, muitas vezes um ohmímetro pode mostrar que há um enrolamento defeituoso. A maioria das oficinas de reparos usará um "megger" ou um testador de isolamento de aterramento. O megger ajudará a detectar áreas de isolamento deteriorado, onde os enrolamentos podem em breve encurtar. A maioria das pessoas não possui um megger, mas provavelmente possui um ohmímetro. Embora o ohmímetro não mostre falhas em potencial, ele pode ser usado para determinar se os enrolamentos são bons ou ruins.

Testar enrolamentos de motores elétricos

Passo 1

Remova toda a energia do motor e isole o circuito. Identifique o disjuntor para impedir a restauração acidental de energia. Carcaça do motor aberta para acessar os enrolamentos.

Passo 2

Limpe os enrolamentos e o interior do motor com ar comprimido e verifique se há algum dano. Verifique o isolamento do enrolamento quanto a rachaduras ou fragilidade.

Etapa 3

Conecte as pontas de prova ao ohmímetro e ajuste o medidor para uma configuração média. Toque os dois fios juntos e verifique se o medidor indica continuidade ou zero ohms.

Passo 4

Consulte o esquema do motor ou um diagrama dos enrolamentos do motor e use o medidor para medir a resistência dos enrolamentos. Cada perna do enrolamento deve ter uma pequena leitura de resistência. O medidor não deve mostrar um "aberto" ou "curto" quando uma perna de corda é medida.

Etapa 5

Use o esquema e faça leituras de todos os enrolamentos. Anote cada medida e faça comparações quando as medidas estiverem completas.

Pin
Send
Share
Send