Como cortar o tapume do vinil

Pin
Send
Share
Send

Você pode fazer cortes precisos no revestimento de vinil usando uma serra circular.

Ao instalar o revestimento de vinil, é necessário fazer cortes finais precisos para ajustá-lo firmemente ao acabamento ou na perfeição dentro de um canal-J. Você também geralmente precisa fazer pelo menos um corte longitudinal para aparar a última peça de revestimento que você instala na parede. O vinil é mais fácil de cortar do que a maioria dos materiais de revestimento, e você pode usar várias ferramentas diárias para o trabalho.

Se você estiver trabalhando em um trabalho grande, provavelmente desejará fazer cortes finais com uma serra circular, e isso não é problema, desde que você use a lâmina certa. Para trabalhos menores, você pode preferir recortes de estanho ou até uma serra manual. Uma faca comum é a melhor ferramenta para fazer cortes longitudinais ao longo do comprimento de uma prancha de revestimento de vinil. Você pode pontuar o material e quebrá-lo da mesma maneira que corta o drywall, mas como o vinil é menos tolerante, é necessário medir e cortar com cuidado.

Marcando linhas de corte e marcando a prancha de vinil

O corte preciso depende de medições precisas.

Ao cortar transversalmente o revestimento de vinil, tudo o que você precisa é uma medição precisa do comprimento da prancha e um quadrado de velocidade para desenhar uma linha de corte perpendicular precisa. Os profissionais desenham a linha de corte na parte de trás da prancha e não na frente, por dois motivos. Uma é evitar ter parte da linha visível depois de fazer o corte. O outro motivo, mais importante, é evitar cortes na superfície da prancha ao cortar com uma serra elétrica.

Ao fazer cortes longitudinais, você também deve desenhar a linha de corte e pontuar com uma faca na parte de trás da prancha. É essencial usar uma régua ao desenhar a linha, e é recomendável manter a régua no lugar durante a pontuação. É fácil demais sair da linha ao marcar à mão livre, e isso pode criar uma margem visivelmente irregular.

Invista em uma lâmina de corte de vinil

Uma lâmina de corte de vinil não lasca o material.

Os instaladores profissionais de tapume estão bem cientes dos danos que uma lâmina de serra circular convencional pode causar a um material fino e flexível, como o vinil, mesmo ao cortar a parte de trás da prancha. A abordagem tradicional tem sido usar uma lâmina de corte de madeira compensada com uma alta contagem de dentes e instalá-la para trás na serra. Mas essa técnica dificulta o gerenciamento da serra, facilitando a perda de controle e danificando a prancha ou pior. Os fabricantes de lâminas, reconhecendo uma oportunidade de mercado, agora oferecem lâminas de corte de vinil, que funcionam muito melhor do que instalar qualquer tipo de lâmina para trás em sua serra.

Para obter o melhor corte, apoie a prancha em uma bancada e permita que apenas uma pequena seção salte. Se você precisar cortar uma prancha no meio, apoie-a em uma superfície de trabalho, defina a profundidade da lâmina para cerca de 3/4 de polegada e permita que ela corte um pouco na superfície da bancada ao fazer o corte transversal. Este método praticamente garante um corte limpo.

Cortar cortes e curvas com tesouras de estanho ou uma ferramenta rotativa

Muitos instaladores preferem recortes de estanho para todos, exceto os cortes mais longos.

Um bom par de tesouras de estanho pode fazer um corte preciso que é ainda mais limpo do que um corte feito por uma serra elétrica. Além de fazer cortes transversais limpos, os cortes de estanho são a única opção prática quando você precisa fazer um corte curvo para ajustar o lado ao redor de um tubo de ventilação ou alguma outra obstrução. Segure o tapume com firmeza enquanto o corta e feche as garras do atirador apenas cerca de 2/3 do caminho em cada corte. Isso não apenas faz um corte mais limpo, como também facilita o uso dos recortes.

Uma ferramenta rotativa é a melhor ferramenta para cortar o revestimento que já está pendurado.

Você também pode fazer cortes curvos com uma ferramenta rotativa equipada com uma mini lâmina de serra ou um ferramenta zip, que é uma broca de corte que se parece com uma broca. Essa é a melhor ferramenta a ser usada se o tapume já estiver suspenso e você desejar fazer um furo para uma caixa elétrica ou uma ventilação.

Como marcar e tirar uma prancha de tapume de vinil

Um modelo de corte facilita a pontuação de uma linha ao longo do comprimento de uma prancha.

Se você já cortou vidro ou drywall, conhece o procedimento básico para fazer um corte longitudinal no revestimento de vinil. Desenhe sua linha, defina uma régua ao longo da linha e desenhe uma faca afiada ao longo da régua para marcar uma linha. Segure a prancha com as duas mãos e dobre para trás, e ela quebrará de maneira limpa ao longo da linha de pontuação.

Se você tem muito espaço para cortar, vale a pena investir em um modelo de corte. Essa ferramenta conveniente trava nas laterais da prancha de vinil e possui uma série de entalhes para uma lâmina de faca. Escolha o entalhe que oferece a largura necessária, insira a lâmina da faca e deslize o modelo ao longo do comprimento da prancha. Você sempre terá uma linha de pontuação limpa e reta.

Se o tapume já estiver suspenso e você precisar fazer um corte longo para instalar uma janela ou por algum outro motivo, talvez não seja possível usar o método de pontuação e quebra. Cortar estanho é provavelmente a opção mais segura, mas se você não conseguir liberar a prancha o suficiente para prender as garras do cortador, a próxima melhor opção é usar uma ferramenta rotativa.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Divisória e decoração OSB - Novo cenário #DIY. Na oficina S04E07 (Abril 2024).