Moss Facts

Pin
Send
Share
Send

Os musgos chegaram à Terra antes dos seres humanos e mesmo antes dos dinossauros. Algumas espécies de musgos cresceram e se dividiram silenciosamente durante o Período Permiano, cerca de 300 milhões de anos atrás, e mais de 100 espécies foram capturadas em fósseis durante os períodos Paleogene e Neogene de 66 a 2,6 milhões de anos atrás. Não é hora de aprender alguns fatos básicos sobre essas plantas pré-históricas antigas?

Crédito: Mimadeo / iStock / Getty Images Musgo crescendo em um tronco de árvore

O que diferencia Moss

Crédito: DejanKolar / iStock / Getty Images Musgo crescendo no chão

Os musgos parecem um solo macio e de baixo crescimento, mas são diferentes em aspectos importantes das plantas típicas no quintal. Para começar, os musgos não florescem nem produzem sementes. Eles se reproduzem por ramificação e fragmentação. Eles podem se regenerar a partir de pedaços muito pequenos de suas próprias folhas ou caules, bem como por esporos. Os esporos podem germinar e se transformar em um fio de musgo verde ramificado.

Os musgos não possuem nenhum tecido vascular usado por outras plantas para transportar água e nutrientes das raízes através da folhagem. Dado isso, faz sentido que os musgos não tenham caules ou flores. Os musgos também não têm raízes reais, mas sim rizoides. Tanto os rizoides quanto as raízes são necessários para a sobrevivência dos organismos vegetais, mas são bem diferentes. Os rizoides são gerados a partir de uma única célula, enquanto as raízes resultam de muitas células que se combinam. Nos rizóides, a água é absorvida pela ação capilar, essencialmente entre os fios, enquanto as raízes absorvem a água através de suas próprias paredes celulares por osmose.

Tipos de musgos

Crédito: perreten / iStock / GettyImages Milhares de espécies de musgo estão no planeta.

Os musgos não são todos iguais. De fato, existem cerca de 9.000 espécies diferentes de musgo na terra, e mais de 1.200 delas podem ser encontradas na América do Norte. Apesar do grande número de espécies, você pode agrupar os musgos em várias categorias gerais determinadas por onde e como elas crescem.

Um grupo enorme é o musgo de folha, esses musgos que crescem em tapetes no solo. Os musgos são geralmente tão verdes que podem ter crescido na Cidade Esmeralda de Oz. Esse tipo de musgo funciona bem como substituto da grama quando a grama não cresce facilmente. Algumas espécies de musgo estão planas, com brotos grossos para cima. No entanto, o musgo de samambaia, um tipo de musgo de folha, possui brotos semelhantes a samambaias que crescem mais altos.

Outros tipos de musgo

O musgo nas pedras geralmente é musgo de calota de rocha.

Se o musgo não estiver crescendo em esteiras planas, mas em grupos mais redondos, como as de almofadas, você provavelmente estará olhando para as almofadas. Prospera em solo arenoso. Uma espécie mais alta de musgo é chamada musgo de touca. Cresce em tufos macios e possui extensos rizóides que o ancoram solidamente no lugar.

Todo mundo sabe que o musgo não cresce em uma pedra rolante, mas se a pedra parar? Seria coberto com musgo, uma planta que prefere áreas fortemente sombreadas. A luz solar direta pode danificá-lo.

Porém, nem tudo chamado "musgo" é musgo. Muitas plantas moles e baixas têm um nome comum com "musgo", mas na verdade são plantas vasculares ou líquenes, como o musgo irlandês (Chondrus crispus), uma alga vermelha. Musgo de carvalho (Evernia prunastri) e musgo de rena (Cladonia espécies) são ambos líquenes. Musgo espanhol (Tillandsia usneoides) é uma usina de ar da família dos abacaxis Bromeliaceae.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Interesting Moss Facts (Pode 2024).