Como Pintar em Dias Úmidos

Pin
Send
Share
Send

A alta umidade pode afetar a pintura interna ou externa de mais de uma maneira. A tinta à base de água não seca tão rapidamente quando o ar está saturado com a umidade, o que pode resultar em gotejamentos e contaminação por poeira. Por outro lado, a umidade fica presa sob revestimentos à base de solvente, causando rachaduras ou bolhas quando a tinta seca. A umidade é especialmente problemática durante a pulverização - causa uma aparência leitosa chamada turvação ou ruborização, causada quando a umidade fica presa no acabamento. Se você precisar pintar em clima úmido, poderá precisar da ajuda de um aquecedor ou desumidificador ou, no caso de acabamentos com solventes, um diluente retardador para diminuir a taxa de evaporação.

Acabamentos à base de água

Como a umidade retarda a evaporação dos acabamentos à base de água, é preciso ter cuidado com a queda de temperatura, o que pode causar a condensação da água na tinta úmida.

Trabalhar ao ar livre

  • Evite pintar ao ar livre no final do dia, quando a umidade relativa estiver alta e as temperaturas estiverem caindo. A combinação de alta umidade e baixa temperatura pode resultar na formação de orvalho, o que pode fazer com que a tinta escorra. A melhor hora para pintar é no final da manhã, quando as temperaturas estão subindo.
  • Comece pintando superfícies que foram aquecidas pelo sol da manhã e estão caindo na sombra. Quando você termina essas áreas, o sol deve ter aquecido o resto das superfícies que você precisa pintar.
  • Pintura em camadas finas; eles secam mais rapidamente. Talvez você precise aplicar uma camada extra, mas não precisará se preocupar com corrida ou pegajosidade prolongada.

Trabalhando

  • Fornecer ventilação para acelerar a evaporação. Abra as janelas para criar um rascunho ou executar um ventilador. Se a casa tiver ar condicionado central, execute o sistema no modo "Ventilador".
  • Reduzir a umidade com um desumidificador e / ou aumentar a temperatura com um aquecedor de ambiente.
  • Aplique camadas finas que secam rapidamente.

Acabamentos à base de solvente

Muitos estados limitam o uso de tintas à base de solvente em ambientes fechados, mas ainda são de uso comum em superfícies externas. Além disso, você provavelmente usará um acabamento à base de solvente ao pintar ou terminar móveis.

  • Lixe a superfície que você está prestes a pintar para se certificar de que está seca. Você deve poder soprar o pó da areia da madeira facilmente. Se não puder, a superfície provavelmente está muito úmida para pintar. Espere secar. Se você estiver pintando metal ou plástico, limpe a superfície com um pano e verifique se há umidade.
  • Aplique tinta em camadas finas para garantir a secagem oportuna. A água não escorre as tintas à base de solvente, mas se ela se depositar na superfície antes que a tinta seque, poderá deixar marcas.
  • Adicionar retardador para acabamentos voláteis em spray, como laca ou goma-laca, para evitar que se turvem. O retardador diminui a taxa de evaporação, dando tempo à umidade misturada com o material de acabamento para evaporar antes que o filme se desenvolva e o retenha.
  • Regular a umidade em espaços internos, como uma sala de pintura, fornecendo ventilação e calor e executando um desumidificador, se necessário.

Pin
Send
Share
Send