Por que o tempo do basalto é mais rápido que o granito?

Pin
Send
Share
Send

A crosta terrestre é composta por três tipos diferentes de rochas e minerais; sedimentar, metamórfica e ígnea. As classificações dependem de como a rocha ou o mineral foi formado. Tanto o basalto quanto o granito são rochas ígneas, que são compostas de magma ou lava derretida depois que esfria. Embora o basalto e o granito sejam semelhantes, também possuem características que os distinguem.

Crédito: Hemera Technologies / Photos.com / Getty Images Muitas estruturas da Terra são constituídas por rochas ígneas.

Formação de basalto

O basalto se forma quando o magma do oceano surge através da crosta. É uma rocha muito proeminente e vem de quase todos os vulcões no oceano. O basalto esfria muito rapidamente, em poucas semanas ou meses, o que deixa pouco tempo para a formação de cristais. É muito refinado e é difícil determinar sua composição mineral exata.

Formação de granito

O granito é a rocha mais abundante na superfície da Terra. Ele se forma nos continentes, em oposição ao oceano, no subsolo. Ele esfria lentamente e leva milhares a milhões de anos para se formar, o que deixa os cristais grandes o suficiente para serem vistos a olho nu.

Intemperismo

O clima, como as rochas se quebram, pode acontecer de várias maneiras, incluindo a adição de água e congelamento, impactando as raízes das plantas, o impacto de outro objeto e a expansão dos minerais. O tempo de basalto é mais rápido que o granito, porque não é tão difícil e é mais fácil para as substâncias externas impactar e manipular sua estrutura.

Composição de granito

O granito, de cor muito mais clara que o basalto, contém grandes quantidades de quartzo. O quartzo é um mineral semelhante ao vidro e muito duro, sem clivagem ou pontos fracos.Ortroclase possui um decote de 90 graus e é rosa, branco e tons de cinza. Ele contém grandes quantidades de quartzo em algumas áreas, dificultando a quebra, mesmo com a clivagem. O terceiro mineral em granito é a plagioclase, que possui dois graus individuais de clivagem, cada um com 90 graus. Granito quebra em planos horizontais.

Composição do basalto

O basalto é feito principalmente do oblivino mineral, que não possui decotes ou planos de fraqueza. O segundo mineral mais abundante é o piroxeno, que tem uma clivagem de 90 graus e quebra facilmente. A plagioclase, que geralmente é de cor cinza claro a escuro, também possui clivagem de 90 graus e aparência quebrada devido a fraturas. Como 2 dos 3 minerais têm decote, é provável que o basalto se quebre e resista a determinadas condições. O basalto se divide em colunas.

Pin
Send
Share
Send