Características das Flores Polinizadas pelo Vento

Pin
Send
Share
Send

Muitas plantas são polinizadas por abelhas, pássaros ou outros animais, mas nem todas as plantas dependem de outros organismos para transportar o pólen de uma flor para outra. Aproximadamente 20% das plantas com flores são polinizadas pelo vento.

Crédito: soleg / iStock / Getty Images Um dente-de-leão cresce em um prado.

Recursos e aparência

As plantas polinizadas pelo vento não dependem da capacidade de atrair pássaros ou insetos; portanto, suas flores tendem a ser pequenas, monótonas, sem cheiro e imperceptíveis. Anteras (estruturas onde o pólen é produzido) e estigmas (estruturas onde o pólen pousará) geralmente se projetam a partir da flor para serem expostas ao vento.

O fator de espirro

O pólen produzido por uma planta polinizada pelo vento é - literalmente - soprado pelo vento, e grande parte dele pousará em locais onde não será bom. Consequentemente, as plantas polinizadas pelo vento precisam produzir grandes quantidades de pólen. Para pessoas com alergias ao pólen, as quantidades consideráveis ​​de pólen produzidas por algumas plantas polinizadas pelo vento podem ser um problema irritante.

Outras espécies dependentes do vento

Árvores e gramíneas em regiões temperadas são frequentemente polinizadas pelo vento. As árvores dessa categoria geralmente florescem no início da primavera antes que as folhas cheguem para garantir que as folhas não bloqueiem a brisa e evitem a polinização.

Pin
Send
Share
Send