As características das samambaias e gimnospermas e angiospermas

Pin
Send
Share
Send

As plantas são classificadas de acordo com a forma como se reproduzem. Angiospermas e gimnospermas se reproduzem através de sementes de sustentação, embora de formas diferentes. A vasta gama de samambaias se reproduz através de esporos, em vez de sementes. Todos esses tipos de plantas podem ser encontrados em todo o mundo, menos as tundras árticas abaixo de zero.

Samambaias

Samambaias vêm em uma ampla variedade de tamanhos. Alguns são 1 polegada de altura e outros crescem para 65 pés de altura. Existem dois estágios do ciclo de vida da samambaia, conhecidos como alternância de gerações, chamados assexuais e sexuais. No estágio assexual, a samambaia é conhecida pelos botânicos como esporófito. Durante esta fase, as folhas produzem esporângios, as manchas escuras encontradas na parte inferior das folhas. Depois que a planta amadurece, milhares de esporos são liberados dos esporângios para serem transportados pela brisa para o solo fértil, para iniciar o estágio sexual da samambaia, como uma planta conhecida pelos botânicos como gametófito. Esta planta raramente é vista, pois vive apenas por algumas semanas. É nesta fase que as partes reprodutivas masculinas e femininas são desenvolvidas na planta.

Gimnospermas

Gimnospermas são plantas produtoras de sementes. As sementes são produzidas através de estruturas semelhantes a cones, em vez de dentro de um fruto ou cobertura carnuda. O nome "gimnosperma" deriva do grego para "semente nua". Acredita-se que as gimnospermas tenham evoluído a partir das samambaias primitivas que produziram sementes. A grande maioria das gimnospermas são coníferas, como pinheiros, abetos, cedros e zimbros. Outros tipos são chamados de cicadáceas, e o que tem uma única espécie sobrevivente é o gingko. Muitos tipos de árvores e arbustos são classificados como gimnospermas.

Angiospermas

Angiospermas são as plantas com flores, que produzem suas sementes através de flores e frutas. O nome vem do grego para "vaso" e "semente". Acredita-se que as angiospermas sejam as mais avançadas do reino vegetal. A maioria das plantas em todo o mundo se enquadra nessa classificação, incluindo todos os alimentos comestíveis consumidos por seres humanos e animais.

Significado

Todas as plantas têm formas variadas de alternância de gerações. Muitos cientistas acreditam que a progressão dos esporos para as sementes representa a evolução do gametófito que permanece na planta-mãe, em vez de crescer por conta própria. A partir dessa progressão, surgiu o aparecimento das sementes nas gimnospermas e angiospermas. Dentro das sementes, há um esporófito embrionário que cresce em esporófito maduro.

Pin
Send
Share
Send