Você pode cultivar uma planta de lírio apenas quebrando-a do caule?

Pin
Send
Share
Send

Jardineiros perenes que dominam a divisão de bulbos e cultivam lírios a partir de sementes podem querer tentar outra forma de propagação vegetativa, as mudas de caule. Embora esse método de propagação seja mais difícil para plantas perenes herbáceas, como os lírios verdadeiros que crescem a partir de bulbos, do que para plantas perenes lenhosas, as estacas do caule garantem um clone idêntico das plantas-mãe. Alguns tipos de lírios se prestam mais prontamente à técnica.

Seções de caule com axilas de folhas podem formar novos bulbilos de lírio.

Como os lírios se reproduzem

Os lírios crescem a partir de bulbos em escala que carregam o código genético da planta e do embrião, comida e umidade para mantê-la segura até que as condições permitam que ela cresça novamente. As lâmpadas se multiplicam rapidamente. Algumas variedades produzem lâmpadas adicionais prontas para floração a cada ano. Algumas lâmpadas produzem pequenas lâmpadas ao redor da base, ou placa de crescimento, das lâmpadas pai e da seção do caule entre a lâmpada e a linha do solo. Alguns lírios, notadamente o lírio-tigre nativo da América do Norte, cultivam pequenas bulbilhas na junção da folha e do caule. Cada escala do bulbo do lírio, cada bulblet e bulbil carregam a combinação cromossômica exata dos pais. As sementes, produzidas em vagens formadas em hastes de flores, carregam o código genético combinado para uma nova planta - um híbrido - com a estrutura cromossômica combinada do progenitor reprodutor de sementes e qualquer outro lírio fornecido ao pólen. O sucesso com estacas de caule depende de como a cultivar se auto-reproduz e como o corte de caule é plantado.

Cronometragem

As hastes de lírio começam a desaparecer rapidamente após o desbotamento das flores; portanto, as estacas devem ser tomadas logo após a queda das últimas flores. As estacas devem ser plantadas imediatamente em areia afiada ou mistura inicial e mantidas úmidas. Quando um rebento surge, um bulbo se forma no axil, onde a folha encontra o caule. Essa pequena lâmpada, plantada em um viveiro na primavera, deve crescer o suficiente para mudar para o jardim dentro de um ano ou dois. Se o corte do caule criar um bulbil com sucesso, ele poderá crescer o suficiente para produzir flores em duas a quatro estações, dependendo da cultivar de lírio.

Método

Seção verde, seções vivas do caule, mantendo pelo menos uma folha em cada seção. Polvilhe a seção com um fungicida ou hormônio de enraizamento, disponível em centros de jardinagem, e as seções de plantas em um plano de areia afiada ou mistura inicial sem solo, para que as folhas fiquem acima de cada seção. Não deixe de enterrar a axila de cada folha. É aí que o bulbil se formará.

Escolhendo lírios para estacas

Muitas espécies de lírios, como os lírios de tigre, formam prontamente bulbilhos nas axilas das folhas; asiáticos híbridos formam projéteis nas hastes subterrâneas e folhas arrancadas com uma seção do caule. Os lírios não crescerão diretamente a partir de estacas; eles devem primeiro formar bulbils, então seja paciente. Somente os lírios que cultivam bolbos - ou os híbridos cujos ancestrais cultivaram bolbos - responderão a esse método de reprodução vegetativa. O restante fornece muitos bulbos para a colheita e o plantio nas placas de crescimento das lâmpadas mãe ou ao longo das seções subterrâneas de seus caules.

Pin
Send
Share
Send