Posso aplicar o isolamento de espuma de spray sozinho?

Pin
Send
Share
Send

crédito: Spray Foam Isolation of Knoxville, o isolamento de espuma TNSpray é normalmente feito por equipes profissionais.

Não há dúvida: o isolamento de espuma em spray supera praticamente todos os outros tipos de isolamento, incluindo mantas de fibra de vidro, painéis soltos e rígidos. De acordo com o Instituto Americano de Arquitetos, a espuma de spray oferece desempenho 20 a 40% melhor do que a fibra de vidro ou o preenchimento a granel com o mesmo valor de R. Isso ocorre principalmente porque a espuma de spray se expande à medida que você a aplica, criando uma barreira térmica sem falhas e, ao mesmo tempo, melhorando a estabilidade estrutural.

Se você já instalou mantas de fibra de vidro e vê a imagem de um trabalhador pulverizando espuma em paredes nuas, provavelmente acha que não há comparação no esforço. Pulverizar espuma parece tão fácil quanto pulverizar uma camada de tinta. Embora isso seja verdade na teoria, a realidade é diferente e você deve pensar duas vezes antes de fazer isso sozinho. Alguns trabalhos são muito fáceis quando você é especialista e um pesadelo em potencial quando não é, e a pulverização de isolamento de espuma é um deles. Isso não significa que você não deve comprar um kit de espuma de spray e fazer o trabalho sozinho, mas não espere que seja uma calçada.

Spray de espuma de isolamento é material pegajoso

Crédito: Retro foam of Michigan, Inc. Obter spray de espuma para a sua pele pode ser um pesadelo.

Os produtos de espuma de spray tradicionalmente consistem em duas partes que são misturadas automaticamente quando você as pulveriza. A primeira parte normalmente contém isocianatos, que são comuns em tintas e revestimentos elastoméricos. São produtos químicos moderadamente perigosos que podem irritar a pele e causar problemas respiratórios e pulmonares. A segunda parte contém polióis, que são substâncias químicas complexas que costumam se transformar em substitutos do açúcar. Quando misturados, os dois formam poliuretano, que solidifica em uma espuma rígida quando exposto ao ar.

Alguns fabricantes descobriram como pré-misturar as duas partes e manter a mistura no estado líquido até que ela seja pulverizada, geralmente mantendo-a em um recipiente fechado. A reticulação não ocorre até que o líquido seja exposto à atmosfera. Ao entrar em contato com o ar, o líquido se expande e endurece, formando uma matriz rígida e cheia de bolhas.

Uma vez endurecida, a espuma de spray não é tóxica e inerte, mas, no estado líquido, é perigosa. Uma das principais razões é que o líquido é sobrenaturalmente pegajoso. Uma vez que faz contato com uma superfície, ele se liga permanentemente. Você não pode removê-lo amolecendo-o com calor, nem pode dissolvê-lo com um solvente. A viscosidade da espuma de spray exige que quem a aplicar use roupas de proteção, óculos de proteção, proteção para a cabeça e os pés, luvas e um respirador. Todo esse equipamento atrapalha quando você está pulverizando e dificulta o trabalho, mas você precisa.

Dicas de isolamento de espuma de spray DIY

Alguns kits de isolamento de espuma de spray são projetados com DIYErs em mente.

Um profissional de espuma de spray usa uma arma parecida com o tipo usado para aplicar tinta. Possui uma mangueira longa que permite o acesso a uma sala inteira sem mover a bomba ou o recipiente de espuma líquida. Você pode alugar um desses itens se planeja fazer o trabalho sozinho, mas provavelmente é mais fácil usar um kit de aplicativos desenvolvido para bricolage. Em um desses kits, os dois componentes da mistura de espuma são fornecidos em cilindros pressurizados separados e a pistola se conecta a ambos. Quando você pressiona o gatilho, os componentes são combinados automaticamente. Você obtém uma cobertura de cerca de 600 pés quadrados por kit, o que é suficiente para uma sala de tamanho médio, incluindo o teto. Certifique-se de ler as instruções antes de começar e prepare-se para mover os cilindros pela sala, se a pistola não chegar a todos os lugares.

A espuma de spray pode e fica grudada no interior da pistola. Para evitar entupir o mecanismo e possivelmente ter que descartar o bico, você precisa manter os intervalos de descanso abaixo do tempo de cura, que pode ser curto, de 30 a 60 segundos. Não há tempo suficiente para montar uma escada; portanto, se você precisar de uma, deve configurá-la antes de começar a pulverizar. Você não terá tempo para contornar obstáculos; remova todos os objetos estranhos da sala. Se você precisar pulverizar o isolamento em mais de uma sala, crie uma estratégia para fazer a transição com um mínimo de tempo de inatividade.

Usando latas de spray de isolamento de espuma

A espuma de spray em latas oferece uma maneira muito fácil de selar pequenas lacunas de ar.

A espuma de spray enlatada é uma das inovações mais importantes na construção civil nos últimos anos. Agora, em vez de preencher lacunas em torno das janelas, portas e tubos de dutos com fibra de vidro ou lã mineral, tentando enchê-las com calafetagem ou instalando excesso de calafetação, você pode simplesmente pulverizar espuma. A espuma preenche completamente a lacuna em uma única passagem e isola melhor do que qualquer outro material.

A espuma de spray que vem nas latas é o mesmo material pegajoso que você usa para pulverizar salas inteiras; portanto, as mesmas precauções se aplicam. Use equipamento de proteção e observe onde está apontando esse bico! Além disso, lembre-se de não encher demais, porque a espuma se expande. Não se preocupe se você cometer um ou dois erros. A espuma é fácil de cortar com uma faca ou serra depois de endurecida.

As latas de espuma de spray destinam-se a uma única utilização. A espuma endurece dentro do bico após o tempo de cura, que pode variar de um minuto a 2 horas, dependendo do produto. Quando isso acontece, a lata é inútil. Se você quiser evitar a compra de várias latas, considere salvar seus pequenos trabalhos de isolamento até que haja o suficiente para garantir a ruptura de uma lata cheia. Se você tem um trabalho que não pode esperar, existem maneiras de salvar uma lata parcialmente usada, pelo menos temporariamente.

Uma maneira é comprar um produto com um dispensador destacável. Depois de terminar a pulverização, remova o dispensador e limpe-o de acordo com as recomendações do fabricante ou jogue-o fora. Outra maneira é limpar o bico e bloqueá-lo para que o ar não entre. Faça isso com um limpador de cachimbo umedecido com um lubrificante em spray, como o WD-40. Empurre o limpador de cachimbo no bico o máximo possível, deixando duas polegadas no final para você agarrar. A lata e o bico devem permanecer utilizáveis ​​por até 30 dias.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Espuma PU Rigida Parte 1 l Dica do Corbeira (Pode 2024).