O que você precisa saber sobre os filtros de forno

Pin
Send
Share
Send

Os filtros de forno desempenham um papel vital no sistema de aquecimento de sua casa, e alterá-los regularmente é um elemento essencial da manutenção de rotina da casa.

Crédito: Serenethos / iStock / GettyImagesAltere os filtros regularmente para manter o equipamento funcionando sem problemas.

O que você precisa saber sobre filtros de forno

Fornos de ar forçado, bem como sistemas de ar condicionado central, contêm filtros para manter os sistemas funcionando corretamente. Ao gastar alguns dólares e levar alguns minutos para trocar os filtros regularmente, você ajudará o sistema a funcionar com eficiência, a tornar sua casa mais confortável e, dependendo do filtro, ajudar a limpar o ar. Ignore os filtros e você poderá receber contas de reparo caras.

Os filtros são necessários porque os sistemas de ar forçado dependem de dutos para mover o ar aquecido e resfriado em casa. Quando o ar retorna ao forno para ser condicionado, ele contém poeira, pêlos de animais e até poluentes, como esporos de fungos e bactérias que precisam ser removidos pelo filtro.

Existem duas grandes categorias de filtros:

  • Filtros básicos de fibra de vidro ou poliéster são planos e provavelmente são os filtros de tipo que vieram com o forno. Eles filtram partículas grandes, como ácaros e fiapos, impedindo-os de entupir o equipamento. Alguns fornos usam filtros reutilizáveis ​​que devem ser lavados e reinstalados.
  • Filtros plissados são mais espessos que os filtros padrão e contêm mais área de superfície para reter partículas. Esses tipos de filtros podem capturar poluentes muito pequenos, como bactérias e esporos de fungos. Alguns dos filtros mais eficientes podem remover os portadores de vírus e fumar.

Selecionando filtros

Você precisará de duas informações para selecionar um filtro: o tamanho do filtro, que é suas dimensões gerais, e a classificação da filtragem, se desejar que o filtro remova poluentes. O tamanho do filtro é impresso na moldura do filtro que já está no lugar. Se houver algum problema, leve o filtro existente à loja de ferragens ou home center quando for comprar um novo.

A classificação da filtragem é um pouco mais complicada. Dependendo de onde você compra, você pode encontrar um dos três sistemas de classificação comuns. O primeiro foi desenvolvido pela Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE). ASHRAE é uma organização independente de elaboração de padrões. Seu sistema é chamado MERV, que significa o Valor Mínimo de Relatório de Eficiência. As classificações MERV variam de 1 a 20, mas a melhor filtragem residencial está na faixa de 5 a 13. Qualquer coisa acima de 15 é usada em hospitais e salas limpas industriais. Um filtro de fibra de vidro padrão tem uma classificação de cerca de 4.

Se você comprar na The Home Depot, encontrará filtros com a classificação de desempenho de filtro (FPR) da empresa. É mais simples que o sistema da ASHRAE, com classificações que variam de 4 a 10. Quanto maior o número, menores as partículas que o filtro pode remover.

A 3M Company, que produz muitos filtros, possui seu próprio sistema de classificação. É chamado de Microparticle Performance Rating (MPR) e vai de 300 a 1900.

Confuso? Você não está sozinho. Lembre-se de que quanto maior o número de qualquer sistema, menores as partículas que o filtro pode remover. Além disso, a maioria dos fabricantes rotula seus produtos com os tipos de poluentes que os filtros podem remover. Muitos usam pequenos desenhos que indicam coisas como ácaros, esporos de mofo e coisas do gênero. E se você examinar os dados técnicos dos filtros, The Home Depot e 3M listam a classificação ASHRAE correspondente para seus produtos.

Uma palavra de cautela sobre a atualização para um filtro supereficiente. Produtos de alta classificação podem restringir o fluxo de ar, o que significa que o ventilador no forno precisa trabalhar mais. Discuta seus planos com um técnico qualificado de aquecimento e refrigeração. Ele pode aumentar a velocidade do ventilador para acomodar o novo filtro. Também é uma boa idéia ter o sistema ajustado por um profissional pelo menos uma vez por ano.

Crédito: knowlesgallery / iStock / GettyImages O filtro estará localizado entre o duto de ar de retorno e o forno.

Alterar filtros

Os fabricantes de equipamentos recomendam uma programação em mudança para seus produtos, e os filtros geralmente têm uma estimativa de quanto tempo duram na embalagem. Estimativas de 30 ou 90 dias ou duas vezes por ano são agendas comuns. Mas elas são baseadas em estimativas de situações ideais que podem ou não se aplicar à sua casa. Uma opção é instalar um novo filtro e verificá-lo a cada poucas semanas. Observe quando fica sujo e configure uma programação com base nisso. Certifique-se de instalar um novo filtro no início de cada estação de aquecimento.

Para mudar um filtro,

  1. Desligue o equipamento. Deve haver um interruptor de controle próximo ao forno, ou você pode desligar o termostato. Mantenha o equipamento desligado até terminar para impedir a circulação de ar não filtrado pelo sistema.
  2. Retire a porta do compartimento do filtro. Essa porta deve estar em um espaço entre o duto de ar de retorno e o corpo do forno.
  3. Retire o filtro antigo. O tamanho do filtro será impresso na moldura do filtro.
  4. Deslize o novo filtro no lugar. As setas no quadro devem apontar na direção do fluxo de ar. Certifique-se de que ele se encaixa perfeitamente para que o ar não possa contorná-lo.
  5. Volte a colocar a porta da tampa. Selar as costuras com fita adesiva projetada para dutos.
  6. Ligue o sistema novamente.

A troca do filtro do forno é uma tarefa fácil para o proprietário, que compensa, ajudando a manter o sistema funcionando sem problemas.

Pin
Send
Share
Send