Para que é utilizado o ácido muriático?

Pin
Send
Share
Send

O ácido múrico deve sempre ser diluído antes do uso.

O ácido muriático é um dos mais fortes produtos de limpeza e ataque químico que você pode obter sem licença. Quão forte é isso? É ácido clorídrico forte. Possui a mesma fórmula química do ácido clorídrico-HCL, mas foi diluída para uma concentração entre 15 e 30%. Não se deixe enganar pelo fato de seu estômago estar cheio de HCL. Em concentrações altas o suficiente para serem consideradas ácido clorídrico - e não ácido muriático - o HCL é um dos ácidos mais corrosivos da natureza, eclipsando até o ácido sulfúrico na produção de íons hidrogênio.

Obviamente, o ácido muriático deve ser manuseado com cuidado, mas se você tomar as devidas precauções, ele terá vários usos em casa. Você pode usá-lo para limpar manchas do banheiro, remover manchas de eflorescência da entrada da garagem ou do pátio e limpar a piscina. O ácido muriático também é o principal produto para manter o equilíbrio do pH da água da piscina quando a água fica muito alcalina.

Siga com cuidado as precauções de segurança

credit: Restoration By L & BGloves é uma obrigação ao trabalhar com ácido muriático.

A menos que você esteja despejando ácido muriático na água da piscina, sempre dilua-o antes de usar. A proporção de diluição recomendada para a maioria das finalidades é de 1 parte de ácido muriático a 10 partes de água.

  • Sempre despeje ácido na água, nunca o contrário. Quando você derrama água em ácido, a mistura borbulha e cospe ácido por toda a área imediata em uma mini-explosão.
  • Evite respirar a fumaça. O ácido muriático tem um odor forte e sufocante. É corrosivo e pode causar sérios danos ao sistema respiratório e aos pulmões. Use um respirador ao trabalhar com ele.
  • Nunca misture nenhum outro produto químico com ácido muriático. Você só deve misturá-lo com água. Outros produtos químicos, como alvejante e amônia, podem causar reações que produzem fumaça perigosa ou pior.
  • Use luvas, óculos e roupas de proteção e evite derramar ácido muriático na grama, nas plantas ou nas árvores. O ácido é forte o suficiente para queimar a pele e os olhos e mata a vegetação. Ao trabalhar com vegetação, mantenha um pouco de cal de jardim à mão para neutralizar qualquer derramamento.

Limpeza e Gravura em Concreto

O ácido muriático remove manchas difíceis de concreto, cerâmica e outros materiais porosos.

O ácido muriático dissolve rapidamente a eflorescência das superfícies de concreto e remove outras manchas também. Você também pode usá-lo para limpar a fuligem dos tijolos da lareira. Dilua adicionando 1 parte de ácido muriático a 10 partes de água ou cerca de 1 xícara de ácido por galão de água. Umedeça a superfície a ser limpa, usando uma esponja ou um pulverizador e deixe o ácido trabalhar por um minuto antes de esfregar. Nesse minuto, o ácido dissolve a maioria das manchas e enfraquece suas ligações à superfície, para que você possa limpá-las com uma escova dura ou uma escova de arame. Após a limpeza, lave com água em abundância.

O ácido muriático também é um agente de ataque ao tijolo ou concreto que você pretende pintar ou manchar. Umedeça a superfície a ser pintada, aguarde cerca de 10 minutos e depois enxágue. É uma boa idéia neutralizar o excesso de ácido pulverizando com uma solução que consiste em 1 xícara de amônia por galão de água. Deixe a superfície secar completamente antes de pintar.

Limpeza de manchas domésticas e molde de morte

O ácido muriático dissolve manchas de ferro e depósitos de água dura no banheiro.

O ácido muriático não deve ser sua primeira escolha para a limpeza de banheiros, mas quando os limpadores convencionais não conseguirem essas manchas difíceis do banheiro, o ácido muriático provavelmente terá. Você nunca deve descarregar ácido muriático no sistema de encanamento. Encha a tigela apenas até a linha de água normal, deixe-a descansar por várias horas, esfregue e depois aspire o ácido da tigela antes de usar o banheiro. Descarte o ácido com segurança, não derramando-o pelo ralo.

Você pode lidar com a maioria das manchas de mofo em sua casa com vinagre ou água e sabão, mas pode ser difícil remover o crescimento de mofo no concreto do porão sem um limpador forte. Você pode usar o ácido muriático para esse fim, desde que siga todas as precauções de segurança e neutralize-o com água e amônia após concluir a limpeza.

Limpando sua piscina e mantendo a acidez da água

A lavagem de sua piscina é a melhor maneira de remover manchas difíceis.

O ácido muriático remove as manchas de gunite, azulejo e outros materiais da piscina com a mesma eficácia que as remove do concreto ou porcelana, mas é muito corrosivo para uso em revestimentos de vinil. Também removerá a ferrugem das escadas e outros componentes metálicos da piscina.

Os proprietários de piscinas devem ter uma garrafa de ácido muriático no galpão da piscina para diminuir o pH da água da piscina. O pH ideal é 7,6 e, quando a acidez aumenta, o cloro se degrada rapidamente e as bactérias podem proliferar. A quantidade de ácido muriático que você precisa adicionar depende do volume da piscina e do pH, mas para uma piscina de tamanho médio com um pH acima de 7,8, um quarto é geralmente suficiente.

Ácido muriático para remoção de ferrugem

O ácido muriático dissolve a ferrugem, mas também causa oxidação e mais ferrugem.

O ácido muriático remove manchas de ferrugem do concreto, cerâmica e até madeira, mas há um problema em usá-lo para remover a ferrugem do metal. Por ser um ácido forte, promove a oxidação, o que significa que o metal pode enferrujar mais rapidamente após o tratamento. É melhor reservá-lo apenas para a limpeza de aço inoxidável, que possui um revestimento de superfície enriquecido com cromo que resiste à oxidação. Se você o usar para limpar chapas ou aço forjado, neutralize-o bem após a limpeza e siga com uma camada de tinta, se possível. Os vapores são ainda mais tóxicos ao usar ácido muriático para limpar metais, portanto, use seu respirador e óculos de proteção e forneça ventilação adequada.

Pin
Send
Share
Send