É seguro colocar o aço inoxidável no microondas?

Pin
Send
Share
Send

Você provavelmente já ouviu falar que colocar metal no microondas é um não-não, e embora isso seja verdade apenas até certo ponto, é provavelmente um bom conselho para prestar atenção. Metais como estanho, aço e aço inoxidável - que são apenas aço comum dopado com cromo - refletem microondas. Isso não é um problema por si só, mas pode se tornar um se o metal estiver enrugado, como em papel alumínio velho, ou formado em formas complexas, como garfos. Nesses casos, o metal pode refletir as microondas de um lado para o outro, amplificando a energia e iniciando um incêndio. Pedaços planos e grossos de metal geralmente são bons, mas se você colocar uma panela de aço inoxidável, as microondas poderão saltar para frente e para trás entre as paredes e a panela e acender o que estiver cozinhando.

É seguro colocar o aço inoxidável no microondas?

Metal no microondas

A parte de trabalho de um forno de microondas é o magnetron, que é um dispositivo originalmente desenvolvido pelos militares. Ele converte energia elétrica em ondas de rádio com uma frequência típica de 2,5 gigahertz. Essas microondas interagem com as moléculas na água, gorduras e açúcar, fazendo com que vibrem na mesma frequência. São as vibrações das moléculas que aquecem sua comida, não algum tipo de carga elétrica perdida que flutua dentro de um forno de microondas.

Tecnicamente, as microondas não devem afetar os itens de metal. Os itens de metal não recebem carga elétrica das microondas, e as moléculas que compõem um pedaço de metal estão intimamente ligadas para responder às microondas vibrando. O problema, no entanto, é que o metal reflete microondas. Os fabricantes de forno de microondas aproveitam esse fato construindo as paredes dos fornos de metal para manter a radiação confinada ao forno.

Se dois pedaços de metal estiverem juntos dentro de um microondas, o reflexo gera calor que pode inflamar qualquer coisa no forno e até ionizar o ar. O papel amassado pode realmente queimar, e a energia que passa entre os dentes de um garfo pode gerar calor suficiente para produzir faíscas e estalidos que se assemelham a raios. É o ar que é ionizante, mas parece um arco elétrico entre os dentes.

E o aço inoxidável?

O aço inoxidável possui uma camada de óxido de cromo em sua superfície que evita a corrosão, mas, além disso, não é muito diferente do aço comum no que diz respeito ao microondas. É tão reflexivo quanto aço comum ou papel alumínio - talvez mais ainda. Uma chapa plana de aço inoxidável no fundo do forno provavelmente não será afetada pelas microondas, mas um garfo de aço inoxidável definitivamente estalará e estalará.

Você deve fazer isso?

Se você não tiver certeza de colocar um item de aço inoxidável no microondas, o melhor conselho é: não. Se não estiver no fundo do forno, há sempre a possibilidade de estar muito perto de uma das paredes e amplificar a radiação. Isso pode acontecer com panelas e recipientes de aço inoxidável. Utensílios que não sejam garfos geralmente são seguros, mas é sempre melhor errar do lado da segurança. Você não quer descobrir da maneira mais difícil que a colher que você considerava segura pode iniciar um incêndio se parte dela estiver grudada.

Pin
Send
Share
Send