Como funciona uma válvula de bóia?

Pin
Send
Share
Send

Você encontra válvulas de boia em sistemas de poço, em bombas de poço e, é claro, em tanques de banheiro. O conceito por trás da válvula de bóia é simples. Uma bola flutuante ou copo flutua na superfície da água em um poço ou recipiente e ativa uma válvula ou um interruptor quando o nível da água atinge um limite predeterminado.

Crédito: SasinParaksa / iStock / GettyImagesComo funciona uma válvula de bóia?

Válvula de flutuador vs. interruptor de flutuador

Olhe dentro do seu vaso sanitário e você verá uma bola cheia de ar conectada a uma haste ou haste que, por sua vez, está conectada à válvula de enchimento. Quando você lava, a bóia cai com o nível da água, a haste abre a válvula de abastecimento e a água começa a derramar no tanque. O flutuador sobe com a água até um certo ponto quando a haste força a válvula a fechar e a água para. Esse é um exemplo clássico de um válvula de bóia.

UMA interruptor de bóia funciona pelo mesmo princípio, mas, em vez de uma válvula, a haste da bóia ativa um interruptor que aciona uma bomba. O objetivo da bomba poderia ser encher um tanque, como em alguns sistemas de poço, ou esvaziar um poço, como em uma bomba de poço. Em um sistema de poço, o interruptor é conectado para ligar a bomba, e não desligar, quando a água subir.

Operação de uma válvula de torneira esférica

Se você deseja entender como funciona uma válvula de bóia, não precisa olhar além do mecanismo do vaso sanitário no banheiro. Levante a tampa, lave o vaso sanitário e depois apoie a bóia para que ela não caia e observe que a água fica fora. Abaixe um pouco e observe como a água sai - um pouco no início e depois mais e mais à medida que você deixa a bola cair mais dentro do tanque. É o contrário do que acontece quando o tanque está enchendo.

A haste da bóia está conectada a uma válvula de mola que deseja permanecer fechada, mas a força exercida pelo braço quando a bola cai abre-a. Você pode ajustar o nível da água ajustando o comprimento do braço e fazendo isso parafusando ou desaparafusando a bola.

Alguns sistemas de poço empregam uma válvula de bóia do tipo balaústre ou um interruptor de bóia para manter um tanque de retenção cheio. Quando a água no tanque cai abaixo de um valor predefinido, o braço flutuador aciona a bomba no poço, que é conectada por um comprimento de fio. A bomba opera até que a bóia atinja o ponto de corte da bomba.

O que há dentro de uma válvula de bóia?

A bóia e o braço da bóia são fáceis de ver, mas a válvula de bóia real está oculta dentro do alojamento da válvula. Se você pudesse olhar para dentro com a visão de raios-X, veria um dos dois mecanismos: um válvula de deslize ou um válvula de diafragma.

UMA válvula de deslize consiste em um cilindro que desliza ao longo de uma trilha horizontal. Na posição fechada, o came conectado ao braço da bóia o força contra a porta de entrada de água para bloquear a água. Quando a bóia cai, afasta o pistão da porta e permite que a água flua.

UMA válvula de diafragma funciona de maneira semelhante, exceto que um diafragma de borracha substitui o cilindro deslizante. Esse tipo de válvula geralmente possui um parafuso que permite ajustar a tensão no diafragma para aumentar ou diminuir a sensibilidade da válvula ao movimento do braço flutuador. Apertar este parafuso força o diafragma da válvula de esfera mais perto da entrada de água e força a válvula a fechar mais cedo.

Pin
Send
Share
Send