O que fazer se a tinta do piso epóxi não curar?

Pin
Send
Share
Send

Todo mundo adora um piso de garagem epóxi. Dá ao piso uma aparência acabada de alta qualidade, é fácil de limpar e dura para sempre. Por um longo tempo, a única maneira de obter um belo piso de garagem em epóxi era contratar um instalador profissional treinado nas interações químicas de epóxi, agentes de endurecimento, cimento e uretano. Hoje, porém, com os kits de piso epóxi do tipo “faça você mesmo” disponíveis, não há desculpa para não ter um piso de garagem perfeito. A menos que algo dê errado.

O que fazer se a tinta do piso epóxi não curar?

Os fatos

Se você preparar um piso de concreto adequadamente, misture e aplique os componentes de acordo com as instruções e espere 24 horas, terá um piso bonito que durará anos. Na realidade, você pode ter um piso bonito ou ilhas de epóxi brega que se recusam a secar. Há duas razões principais para um piso epóxi não secar completamente.

Temperatura inadequada

Cada marca de tinta epóxi para piso tem uma faixa de temperatura preferida para mistura e aplicação. Se a temperatura estiver fora da faixa ou muito próxima dos extremos da faixa, o epóxi e o agente de ligação poderão não se misturar e interagir completamente. Se a temperatura externa ou a temperatura do piso estiverem fora da faixa, a mistura poderá não curar e endurecer depois de aplicada no piso.

Mistura inadequada

As instruções de instalação descrevem os requisitos de tempo críticos para a interação química entre a tinta epóxi e o agente de união. Os dois componentes devem ser bem misturados, mas sem criar bolhas. Uma vez misturada, deve-se deixar a mistura descansar e "cozinhar". É o momento em que ocorre a interação química que transforma os dois componentes em uma unidade coesa. Uma vez combinado, o composto recém-criado deve ser aplicado ao piso antes que tenha tempo de endurecer demais para se espalhar adequadamente.

Precaução geral

Se o piso inteiro ou a maior parte do piso permanecer pegajoso após o tempo de secagem indicado pelo fabricante, a causa é quase certamente um piso frio. O composto epóxi endurece na temperatura adequada, mas a secagem desacelera, ou até pára, se o piso estiver muito frio. Quando a temperatura do piso subir para dentro da faixa, o processo de secagem será retomado.

Pontos foleiros

Se o piso secar desigualmente, ou se houver pontos pegajosos, a causa é uma mistura inadequada. Você pode ter seguido as instruções exatamente, mas por algum motivo, o composto não se misturou completamente uniformemente ao longo da lata.

Soluções

Se a aderência for causada por um piso frio, aguarde até a temperatura subir ou aqueça o ar ambiente até que o piso seque. Se a pegajosidade for esporádica, causada por mistura desigual, a tinta epóxi não curada poderá ser removida e coberta com uma nova aplicação de tinta epóxi adequadamente misturada. Raspe e limpe o máximo possível da tinta epóxi brega. Se o resíduo de epóxi for deixado no chão, o novo epóxi se ligará a ele.

Pin
Send
Share
Send