Como saber se o vidro é temperado

Pin
Send
Share
Send

Identificar o vidro temperado é fácil se você não se importa de quebrá-lo. Ao contrário do vidro de chapa recozido, que se quebra em fragmentos grandes e perigosos, o vidro temperado se fratura em pedaços pequenos, com muito menos capacidade de causar ferimentos. Você provavelmente prefere manter o copo intacto; mesmo assim, você pode reconhecer o vidro temperado por suas características distintivas.

Procure a marca

O vidro de chapa é geralmente recozido aquecendo-o e esfriando-o lentamente para torná-lo menos quebrável. Os fabricantes fabricam vidro temperado reaquecendo o vidro recozido a uma temperatura de cerca de 1.200 graus Fahrenheit e, em seguida, extinguindo rapidamente o calor com correntes de ar para trazer o vidro a uma temperatura de cerca de 400 a 600 graus Fahrenheit. Como o vidro temperado possui características tão diferentes do vidro recozido, os fabricantes são obrigados a identificá-lo com um carimbo em pelo menos um dos cantos. O selo, que pode dizer "Temperado" ou simplesmente "Temp", é jateado no vidro ou aplicado como uma sobreposição de porcelana.

Examine as arestas

Como a têmpera requer processamento extra, as bordas do vidro temperado geralmente são completamente lisas, enquanto as do vidro recozido são frequentemente estriadas, desgastadas e imperfeitas. Passe o dedo pelas bordas - se elas estiverem expostas. Qualquer rugosidade que você sentir significa que o vidro provavelmente não está temperado, desde que esteja em boas condições e a rugosidade não seja o resultado de abrasão durante a utilização do vidro.

Procure arranhões na superfície

Quando um painel de vidro é montado em uma janela, as bordas geralmente não estão disponíveis para exame e a marca do fabricante pode estar oculta pela moldura, ou ela pode ter se desgastado. Nesses casos, procure pequenos arranhões em um lado do painel. Se houver algum visível, eles foram produzidos por detritos que sobraram do processo de têmpera. Se o vidro não tiver sido limpo adequadamente antes do aquecimento, pequenas partículas derretem e se fundem à superfície do lado que está nos roletes, e esses resíduos são arrastados pela superfície do vidro durante a limpeza normal para produzir arranhões.

Obter alguns óculos polarizados

Ao ver o vidro temperado do lado de fora à luz do sol usando óculos de sol polarizados, você poderá ver linhas escuras e sombreadas estendendo-se através dele. Essas linhas foram formadas pelos rolos sobre os quais o vidro repousava durante o processo de têmpera.

Marcar uma linha

Na ausência de outros recursos de identificação, você pode dizer se o vidro é temperado marcando uma linha com uma ferramenta de corte de janela - mas faça isso apenas se planejar cortar o vidro de qualquer maneira. Se o vidro for apenas recozido, a ferramenta cria uma linha branca e limpa, mas se o vidro é temperado, torna-se brilhante e irregular, e o material lasca e descama da linha de pontuação. Se isso acontecer, não tente cortar o vidro você mesmo - ele irá lascar e rachar. Leve-o a um especialista em vidro, que poderá cortá-lo depois de recozê-lo novamente para remover a têmpera.

Pin
Send
Share
Send