Remoção de ferrugem por ácido muriático

Pin
Send
Share
Send

O ácido muriático é uma forma de gás cloreto de hidrogênio. É utilizado na forma aquosa e possui um odor desagradável. Seus vapores podem ser altamente tóxicos quando liberados no ar. Vulcões lançam ácido muriátrico no ar durante as erupções. Por ser um ácido mineral forte, corrosivo e inorgânico, um de seus principais usos é a remoção da ferrugem. Pode ser usado para remover a ferrugem de uma grande variedade de objetos e substâncias. Muito cuidado, no entanto, deve ser tomado ao fazê-lo.

crédito: Hemera Technologies / AbleStock.com / Getty Images

Problemas de segurança

Devido à natureza altamente tóxica do ácido muriático, usá-lo para remover a ferrugem, embora eficaz, não é a tarefa mais fácil. Só é seguro para humanos quando é diluído. Em altos níveis de diluição, no entanto, dificilmente é eficaz. É extremamente eficaz quando usado em sua forma bruta, mas o uso desse ácido para remover ferrugens impactadas também pode representar riscos à saúde, como irritação da pele e queimação dos olhos. Também pode causar queimaduras graves nos tecidos do corpo, além de grandes problemas respiratórios, além de causar a morte quando ingerida em sua forma não diluída. Como resultado, o governo dos EUA classificou o ácido muriático como veneno sob a Lei Federal Caustic Poison Act.

Instruções de uso

Se você for usar ácido muriático para remover a ferrugem, apesar dos riscos de saúde, dilua 1 a 10 com água. Trabalhe em um espaço bem ventilado e use óculos e luvas escuros. Coloque a mistura de água e ácido diluída em um frasco de spray e borrife sobre a ferrugem. Use uma escova para remover a ferrugem. Então, devido ao poder do ácido, o material deve ser imerso em água para retirar o ácido restante. Se ainda houver ferrugem, o processo pode ser repetido. Depois que a ferrugem é removida e o item é mergulhado em água, o efeito do ácido precisa ser neutralizado ainda mais usando água e bicarbonato de sódio.

Disposição

Como o ácido muriático é altamente perigoso, após ser usado, ele precisa ser descartado de maneira segura e saudável. Qualquer pessoa que tenha usado esta substância é obrigada a cumprir as regras que regem o descarte seguro de riscos biológicos. Embora essas regras variem de estado para estado, geralmente elas devem ser descartadas em um recipiente de risco biológico especial e rotuladas como risco biológico. Também geralmente deve ser levado para uma coleta especial de resíduos e não pode ser descartado juntamente com o lixo comum para coleta.

Pin
Send
Share
Send