Como construir uma fonte japonesa Shishi Odoshi

Pin
Send
Share
Send

Um shishi odoshi é uma fonte "assustadora de veados", projetada para assustar veados pastando nos jardins japoneses e assustá-los. Ele funciona enchendo uma haste de bambu parcialmente oca com água, para que ela derrame, derrame a água rapidamente e volte para bater contra uma rocha com um barulho repentino e retumbante. Existem inúmeras variações das fontes inteligentes, mas você pode fazer uma decoração simples para a entrada da frente da sua casa ou um sotaque de característica aquática no interior. (ver referência 1)

Etapa 1 Escolha vários tamanhos de bambu.

Selecione bambu de 4 polegadas de diâmetro para a peça transversal superior e a concha de água, bambu ligeiramente menor para os suportes verticais que se encaixam na peça transversal, uma peça curta de diâmetro ainda menor para uma bica de água e uma peça muito fina de bambu para camuflar a haste do eixo de metal. O bambu é uma grama natural, para que as medições não sejam precisas - você deseja comprimentos de bambu resistentes e não divididos para acomodar o design simples da fonte.

Etapa 2 Faça um furo na plantadeira de cerâmica.

Use uma broca de vidro e ladrilho para fazer um orifício na lateral da plantadeira de cerâmica vitrificada na parte inferior, onde o cabo de força da bomba irá. Coloque uma tira de fita adesiva sobre o local a ser perfurado para evitar que a broca deslize. Perfure bem devagar, aplicando quase nenhuma pressão para que a panela não se quebre. Retire a fita quando terminar.

Etapa 3 Posicione a bomba na plantadeira.

Coloque uma pequena bomba submersa na plantadeira e passe o cabo de força pelo orifício na lateral da panela. Anexe tubulação flexível à saída da bomba para fornecer a água ao topo da fonte.

Etapa 4 Prepare a grade.

Corte uma folha de grade de metal, com aberturas grandes o suficiente para enfiar os suportes de bambu através, para caber sobre a bomba, dentro da plantadeira. Defina a grade na plantadeira.

Etapa 5 Corte os suportes, viga, bica e colher.

Corte uma travessa do pedaço de bambu com o diâmetro mais largo, um pouco mais longo que o diâmetro da plantadeira de cerâmica. Corte dois pedaços do mesmo tamanho de bambu de tamanho menor para apoios e faça dois orifícios grandes na parte inferior da peça transversal para inserir os suportes nos orifícios. Faça um furo na frente da peça transversal para o bico estreito que derramará água na concha. Corte outro pedaço do bambu largo para a colher, para que ele tenha um comprimento uniforme em cada lado de um nó.

Etapa 6 Faça a concha de água.

Corte a concha de água apenas de um ângulo na extremidade frontal da concha - um ângulo raso de cerca de 30 graus. Faça um furo completamente através da colher de bambu, logo atrás do nó no lado oposto da extremidade angular, para a haste do eixo de metal.

Etapa 7 Ajuste o encaixe e a tubulação.

Faça um furo de 3/4 de polegada na parte inferior de um dos suportes para que você possa passar o tubo de 1/2 por ele. Perfure ou perfure os nós na parte interna desse suporte para limpar uma passagem para a tubulação. Pique qualquer nó da peça transversal a partir do local onde o tubo entrará na peça transversal até o bico. Em seguida, rosqueie o tubo flexível transparente da bomba, através do orifício na lateral do suporte, passando pelo suporte até a barra transversal e deixe-o balançar para fora do orifício da bica.

Etapa 8 Monte a estrutura e retire.

Encaixe todos os suportes e peças cruzadas, com a tubulação flexível no lugar, enfie os suportes pelas aberturas da grade de metal para que o quadro fique em pé na plantadeira de cerâmica e coloque a grande rocha decorativa atrás do quadro na grade. Deslize a haste de metal através da concha nos orifícios atrás do nó e experimente para ver onde, nos pólos de apoio, a concha deve girar para que a extremidade traseira atinja a rocha. Marque esse ponto, meça-o de maneira uniforme em cada bastão de suporte e faça um furo por todo o bastão de bambu nas marcas.

deslize a haste de metal que segura a concha através dos orifícios em um suporte, a concha e o outro suporte. A colher deve girar nessa haste. Quando a concha estiver vazia, a extremidade não angular deve estar abaixada e a extremidade mais leve e angular, para que a concha seja inclinada em direção ao bico de água…

Etapa 9 Teste o fluxo de água.

Encha a panela de cerâmica com água para que a bomba fique submersa, conecte a bomba e defina-a no fluxo mais baixo. Brinque com o tubo para ver onde a água deve vazar e pingar na colher. Em seguida, meça e corte o pequeno pedaço oco de bambu que se encaixa no orifício da peça transversal e segura o tubo. O bico deve escorrer água para a abertura angular da colher.

Etapa 10 Instale o bico.

Desligue a água e remova o bico do orifício. Apare o tubo para que ele se encaixe no bico, mas não se sobressaia. Seque o bico e a peça transversal no orifício do bico e passe uma linha de estanho com adesivo epóxi ao redor do orifício na peça transversal, ajuste a tubulação e insira o bico no orifício. Coloque um ponto de epóxi dentro do bico e pressione o tubo nele para "prender" o tubo no lugar e deixar a cola secar.

Etapa 11 Disfarce o eixo da colher.

Meça e corte pequenos pedaços de bambu fino, a partir de uma seção sem nós - dois para caber na barra de metal para manter a colher centrada e outros dois para encaixar nas extremidades salientes da barra na parte externa dos suportes. Remonte a estrutura da fonte, deslizando a barra através de um suporte, adicionando um espaçador, a concha e o segundo espaçador, antes de empurrar a barra pelo segundo suporte. Deslize os dois pedaços restantes de bambu sobre as extremidades expostas da barra de metal.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Shishi Odoshi - Relaxing Japanese Bamboo Fountain (Pode 2024).