Quão quente deve ser um compressor de geladeira?

Pin
Send
Share
Send

Se o seu refrigerador estiver funcionando corretamente, ele deve estar frio por dentro e deve haver calor por trás ou por baixo. O calor vem do compressor e é normal. No entanto, o calor não deve ser excessivo. Isso indica um possível problema com o compressor e, nesse caso, você provavelmente notará que a temperatura dentro da geladeira está subindo. Os principais problemas associados ao superaquecimento do compressor são a falta de lubrificação no compressor e a degradação do refrigerante. É necessário um técnico de refrigeração certificado para lidar com esses problemas.

Crédito: AndreyPopov / iStock / GettyImagesComo deve ser quente um compressor de geladeira?

O que o compressor faz?

O resfriamento dentro de um compartimento de geladeira ou freezer é resultado da evaporação de um refrigerante dentro de um sistema de bobinas. A evaporação é um processo endotérmico, o que significa que extrai calor do ambiente. Para que essa evaporação aconteça, o refrigerante deve ser pressurizado em sua forma líquida para que evapore quando passa por uma pequena abertura no sistema de bobinas. O trabalho do compressor é criar e manter essa pressão.

É comum que os compressores funcionem alternadamente. Um pistão circula para frente e para trás, bombeando refrigerante para a bobina no curso para frente e uma válvula impede que o refrigerante flua para trás quando o pistão se retrai. A ação cíclica do pistão (ou sistema de engrenagens em outros tipos de compressores) gera calor; portanto, o compressor precisa de um suprimento constante de lubrificante para evitar o superaquecimento.

Faixa de temperatura segura

A maior parte do calor é gerada na porta de descarga do compressor. É normal que essa temperatura seja tão alta quanto 300 graus Fahrenheit, mas nunca deve ser mais alta. Se a temperatura subir para 320 graus, o refrigerante começará a se decompor. Se ficar mais quente que 350 graus, o óleo lubrificante dentro do compressor começará a se degradar.

Temperatura de medição

É difícil medir a temperatura dentro do compressor, mas você pode ter uma idéia bastante precisa medindo a temperatura da linha de descarga a cerca de 15 cm do compressor. A temperatura do tubo a essa distância é tipicamente 50 a 75 graus mais baixa do que dentro do compressor. A faixa segura para esta temperatura é inferior a 225 graus.

Antes de ligar para um profissional

É bastante fácil medir a temperatura do compressor. Afaste a geladeira da parede e localize o compressor, que geralmente fica próximo ao chão. O tubo de descarga é o quente; o outro contém vapor e deve estar fresco. Desconecte a geladeira, coloque imediatamente um termômetro no tubo e registre a leitura.

Se a temperatura do tubo for mais alta do que deveria, a causa pode ser uma ventilação insuficiente. Tente puxar a geladeira um pouco mais para longe da parede, deixando-a funcionar e verificando a temperatura novamente em 24 horas. Também é possível que o compressor esteja muito sujo. Poeira e detritos interferem na circulação do ar e amplificam o calor gerado pelo compressor. Desconecte o refrigerador e remova a poeira com um aspirador, um pano ou um soprador de ar comprimido.

Se o refrigerador continuar a esquentar depois de tentar esses remédios, é hora de ligar para um técnico de serviço. A manutenção do sistema de refrigeração, incluindo o compressor, requer uma licença, por isso não é algo que você possa fazer sozinho.

Pin
Send
Share
Send