Como manchar e terminar o compensado

Pin
Send
Share
Send

A madeira compensada é um material de construção incrivelmente versátil. Por ser feito de tiras finas de madeira coladas com adesivo, é um produto muito eficiente para produzir e, portanto, barato. Ao construir com madeira compensada, muitas vezes você deseja manchar e terminar a superfície para realçar a beleza do seu projeto. A coloração do compensado normalmente requer o uso de manchas especiais de gel, mas pré-condicionando a madeira, você pode usar qualquer mancha de madeira. Isso garante que o seu produto acabado tenha uma cor uniforme, mesmo se for feito de vários tipos de madeira.

A madeira compensada pode ser manchada em várias cores diferentes.

Passo 1

Lixe toda a superfície do compensado com lixa de 100 grãos. Isso abrirá os poros da madeira compensada e melhor aceitará manchas. Depois de terminar com 100 grãos, lixe a superfície novamente com grãos 150 e 200 grãos para alisar a superfície.

Passo 2

Lave todo o pó de lixa com um pano molhado. Este passo é essencial para uma aplicação uniforme da mancha. O pó deixado na superfície resultará em manchas na mancha.

Etapa 3

Deixe o compensado secar.

Passo 4

Aplique uma camada de condicionador de madeira com um pincel. Deve ser escovado na mesma direção que o grão de madeira. O condicionador é principalmente para impedir que as madeiras mais macias manchem de maneira desigual, mas é uma boa precaução usar com toda a madeira.

Etapa 5

Deixe o condicionador de molho na madeira compensada por 10 a 15 minutos e limpe-o com um pano.

Etapa 6

Pincele com uma camada de madeira, seguindo o grão da madeira. Limpe imediatamente a mancha com um pano limpo. Repita esse processo se a mancha não estiver escura o suficiente.

Etapa 7

Deixe a mancha secar por pelo menos 24 horas.

Etapa 8

Pincele com uma camada de verniz ou poliuretano transparente para proteger a superfície manchada. Aplique esta camada uniformemente e tenha cuidado para evitar pingos.

Etapa 9

Deixe o selante secar completamente antes de usar o compensado.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como tingir madeira (Abril 2024).