Como fazer portas de armário de MDF

Pin
Send
Share
Send

Se você está construindo armários e não conhece o painel de fibras de média densidade, é hora de se familiarizar. O MDF é um dos melhores materiais que você pode usar para criar armários e fabricar portas de armários, mas se você o encontrar pela primeira vez, precisará saber um pouco sobre ele antes de usá-lo em um projeto. Mesmo se você já trabalhou com isso antes, vale a pena se familiarizar com suas idiossincrasias.

Como fazer portas de armário de MDF

O que há de tão bom no MDF?

Você encontrará MDF em qualquer depósito de madeira ou loja de grande porte. Ele vem em folhas de 4 por 8 e em espessuras de 1/4 a 3/4 de polegada. Você precisará de material de 5/8 ou 3/4 de polegada para portas de armário. Como esse material é pesado, você precisará de ajuda para carregar folhas completas no veículo e carregá-las pela oficina.

A razão pela qual o MDF é tão pesado é que consiste em uma mistura densamente compactada de resinas e fibras de madeira. É semelhante ao painel de partículas, mas a pressão usada para compactá-lo é muito maior. O MDF não é o material mais denso do mercado - essa distinção pertence ao painel de fibras de alta densidade, ou HDF -, mas é significativamente mais denso e mais pesado que o painel de partículas, madeira compensada ou madeira de lei.

A composição do MDF é responsável por duas de suas principais vantagens em relação à madeira e contraplacado. A primeira é que é completamente estável e nunca se deforma. Ao contrário do compensado, ele não possui camadas que possam delaminar e separar. A segunda vantagem é que não possui grão de madeira, para que você possa obter um acabamento vítreo e suave. Esse é um bônus definitivo ao fazer armários ou portas de armários.

Não quer fazer o trabalho sozinho?

Trabalhar com MDF pode não ser o seu objetivo, se você for sensível ao pó de madeira misturado com cola tóxica. Se, por esse ou outro motivo, você decidir contratar alguém para construir as portas, procure um marceneiro profissional com uma loja e boas referências.

A menos que você queira portas de laje descomplicadas, o trabalho provavelmente é muito trabalhoso para ser realizado no local com uma serra circular, mesmo para um profissional. Você pode ficar satisfeito com os resultados abaixo da gaveta, se você mesmo estiver construindo as portas, mas se estiver pagando para fazê-las, você quer apenas o melhor, e é preciso uma loja com ferramentas do tipo armário para conseguir isso.

Algumas dicas sobre como trabalhar com MDF

O peso e a composição do MDF criam certos desafios. Vale a pena enfrentar esses desafios, uma vez que o MDF é um material de baixo custo e fornece uma superfície ultra suave quando pintada. Lembre-se de que, a menos que o MDF tenha um verniz, você sempre precisará pintá-lo.

Você não pode tratar o MDF como madeira compensada. Ele pode lascar ou rachar quando você tenta passar um prego por ele, e se você errar o prego e acertar a superfície ou a borda com seu martelo, o MDF quebrará. Aqui estão algumas dicas para lidar com essa e outras peculiaridades:

  • Corte de MDF: Se você tentar cortar o MDF com uma lâmina utilitária, lascará as bordas. Em vez disso, use uma lâmina com no mínimo 40 dentes. Uma lâmina de corte de madeira compensada com 80 dentes e ponta de carboneto é a melhor. Use uma máscara contra poeira e óculos de proteção, pois o MDF cria grandes quantidades de poeira.
  • Fixação em MDF: Você pode prender o MDF com pregos, grampos ou parafusos de acabamento. Conduza pregos e grampos com um pregador pneumático, não com um martelo. Sempre faça furos piloto para parafusos e afunde esses furos. Caso contrário, o material provavelmente será lascado quando você afundar a cabeça do parafuso.
  • MDF de perfuração: Opere a broca em alta velocidade ao fazer furos com uma broca de pá ou broca convencional. Se a broca girar muito lentamente, retira o material das bordas do furo.
  • Lixar MDF: Geralmente, você não precisa lixar a face de qualquer coisa que faça com MDF, mas lixe as bordas antes de pintá-las. Você pode fazer isso manualmente com lixa de 100 ou 120 grãos.
  • Manuseio de MDF: As arestas são esmagadas com facilidade, por isso não deixe cair o MDF no chão. Nunca permita que o MDF inacabado se molhe. As fibras vão inchar.

Devido à dureza das resinas que prendem as fibras, o MDF embota as lâminas rapidamente, por isso é bom ter uma lâmina extra à mão. O material denso também é duro em brocas de roteador e brocas.

Projetando suas portas de armário de MDF

Você pode fabricar portas de armário em MDF, mesmo que os armários sejam feitos de madeira compensada, madeira ou outro material. O MDF sempre deve ser pintado, mas você pode escolher uma cor que combine com o material do gabinete, mesmo que seja de madeira manchada ou não.

O design mais simples consiste em painéis planos. Eles podem caber nas aberturas com uma sobreposição de 1/2 a 1 polegada em todas as bordas, ou dentro das aberturas. Se você escolher a última opção, terá que ter mais cuidado com suas medidas.

Adicione um toque de design, roteando as bordas dos painéis, o que funciona melhor se as portas se sobrepuserem às aberturas. Uma técnica comum é arredondar as bordas externas dos painéis com uma broca de arredondamento ou ogee e usar uma broca para criar um aperto de dedo na borda inferior interna. O roteamento da placa de MDF dessa maneira elimina a necessidade de alças.

Portas de armário de MDF Shaker DIY

Você pode adicionar acabamentos aos painéis pregando ou colando molduras de madeira nas bordas da superfície. Por exemplo, crie portas de armário DIY MDF Shaker colando molduras planas (que podem ser de madeira ou MDF) nas bordas externas de cada painel. Embeleze a borda interna da moldagem, se desejado, roteando-a com uma broca redonda ou prendendo na moldagem decorativa de canto interno.

Não corte à mão livre

Você não precisa absolutamente de uma serra de mesa para fabricar portas de armários, mas é altamente recomendável. Qualquer leve oscilação nas bordas das portas será notada instantaneamente, então você precisa de cortes retos. Se você não possui uma serra de mesa, configure um guia para sua serra circular com uma aresta reta e um par de grampos.

Meça as aberturas das portas

Meça o comprimento e a largura de cada abertura com uma fita métrica. Ao fazer portas que se encaixam dentro das aberturas, não assuma que as dimensões de todas as aberturas são iguais. Mantenha o controle de pequenas diferenças ao cortar as portas.

Cortar os painéis da porta

Comece rasgando uma folha completa em pedaços viáveis ​​em uma serra de mesa ou em uma bancada de trabalho usando uma serra circular. Para sua própria segurança e para evitar danos, verifique se a sua serra de mesa possui uma mesa de saída para suportar o material pesado enquanto você a empurra. Rasgue e corte em pedaços esses pedaços menores em painéis que atendam às suas medidas usando sua serra de mesa ou serra circular.

Embelezar os painéis

Encaminhe as bordas dos painéis ou adicione acabamentos de acordo com o seu plano de design. Se você decidiu rotear as bordas, é melhor fazê-lo com uma tabela de roteador. Se você precisar fazer isso com um roteador manual, mantenha o painel pressionado com braçadeiras e sempre mova o roteador contra a rotação da lâmina para evitar perder o controle.

Se você decidir adicionar uma guarnição, a melhor maneira de prendê-la é espalhar a cola de carpinteiro nas costas, colocá-la no lugar e pregar com um prego pneumático.

Encaixe as dobradiças

Posicione as dobradiças nas bordas dos painéis da porta e aperte os parafusos para prendê-los no lugar. Se você estiver usando dobradiças de gabinete com mola, precisará perfurar inserções para elas com uma broca de 1 polegada ou mais.

Segure cada porta no gabinete, nivele-a com um nível de torpedo e conecte as dobradiças ao gabinete. Verifique se cada porta está reta. Tente fazer isso para abrir e fechar suavemente e, em seguida, remova-o e remova as dobradiças.

Preparar para acabamento

Lixe as bordas das portas manualmente com lixa de 100 ou 120 grãos. Se você instalou a moldura, preencha os orifícios das unhas e as folgas entre a moldura e o painel da porta com composto de spackling ou algum outro material de enchimento. O composto para juntas de gesso cartonado produz um enchimento estável e altamente viável se você tiver alguns à mão. Lixe a massa manualmente quando seca.

Pinte as portas

Prepare as portas, especialmente as bordas, com primer à base de concha ou óleo ou selador de laca. Espere secar e, em seguida, bata com uma lixa de areia 220. Aplique pelo menos duas camadas de esmalte ou laca.

Se você deseja um acabamento super suave, pulverize ou enrole. Você pode pulverizar com latas de spray ou com equipamento de spray. Seja qual for o método de aplicação escolhido, não se esqueça de arrastar os casacos. Coloque as portas contra uma parede com jornal embaixo delas para secar.

Pendure as portas e prenda as alças

Coloque as dobradiças de volta no lugar, prenda-as e pendure as portas. Se você estiver instalando alças, meça suas posições com uma régua e uma fita métrica e faça uma marca para cada uma. Use um nível para verificar se as marcas nas portas adjacentes formam uma linha horizontal antes de fazer os furos e instalar as alças.

Adicione alguns amortecedores de borracha

As dobradiças do gabinete com mola são ótimas para manter as portas fechadas, mas se as portas tendem a bater, o ruído pode ser perturbador e o impacto da porta no revestimento do gabinete pode causar lascas. Evite isso adicionando amortecedores de borracha na parte traseira de cada porta.

Pára-choques de borracha são geralmente redondos e cerca de 1/2 polegada de diâmetro. Eles são autocolantes e fáceis de aplicar. Coloque duas na borda externa de cada porta - uma no canto superior e outra na parte inferior.

Não esqueça as travas

Se você não usar dobradiças com mola, é recomendável instalar algum tipo de trava em cada porta para mantê-la fechada. Travas magnéticas, flexíveis e de roletes são três dos muitos tipos que você pode escolher.

Considere travas à prova de crianças que trancam do lado de fora da porta se você tiver filhos pequenos ou se vive em uma zona sísmica, como a Califórnia. No caso de um terremoto, as travas manterão as portas fechadas e impedirão o conteúdo do gabinete de derramar no chão.

Manutenção das portas do armário de MDF

Uma vez que as portas do armário de MDF estejam no lugar, a dica de manutenção mais importante a ser lembrada é mantê-las secas. Uma pequena quantidade de condensação é aceitável desde que você a limpe periodicamente, mas a exposição prolongada à umidade pode danificar o acabamento. Se o acabamento se deteriorar e permitir que a água penetre no próprio MDF, as fibras incharão, e não há como desfazer esse tipo de dano. Você terá que substituir as portas afetadas.

Lembre-se de que as bordas do MDF são vulneráveis ​​a impactos. Se você bater repetidamente na beirada da porta de um armário de cozinha com um prato ou tigela, o MDF ficará lascado. Mais uma vez, a única solução realista é substituir a porta.

Para manter as portas limpas, limpe-as periodicamente com detergente e água e seque-as com um pano separado. Se você precisar de um limpador mais forte, use amônia ou adicione um pouco de vinagre à solução de água / sabão. O vinagre é um desinfetante de mofo e é recomendado em ambientes de alta umidade que permitem que o mofo floresça. Não danificará a pintura ou o acabamento, desde que você se lembre de limpar cada porta imediatamente após lavá-la.

Pin
Send
Share
Send