Usos comuns de cloreto de cálcio

Pin
Send
Share
Send

Quando um não-químico pensa em sal, o NaCl (cloreto de sódio) vem à mente instantaneamente, mas, para um químico, muitos outros compostos também se enquadram nessa categoria, e CaCl2 é um deles. O CaCl2 nome do composto é cloreto de cálcio. Como o sal de mesa, é um cristal branco à temperatura ambiente, mas tem propriedades que claramente o diferenciam.

O uso de cloridrato de cálcio pode causar efeitos colaterais, como:

O cloreto de cálcio pode ser obtido através da refinação de carbonato de sódio, salmoura natural ou calcário. Ele se dissolve rapidamente na água e, na verdade, fica líquido se for deixado por tempo suficiente em um ambiente úmido. Os usos comuns incluem descongelar estradas, acelerar o tempo definido do concreto, controlar a umidade e melhorar o sabor da cerveja.

Usos comuns de CaCl2 em estradas e rodovias

Como o cloreto de sódio, o cloreto de cálcio diminui o ponto de fusão do gelo; portanto, um de seus usos mais comuns é o degelo na estrada. Funciona a temperaturas muito mais baixas - menos 20 ° F vs. 20 ° F para o sal-gema - porque na verdade libera calor em uma reação exotérmica quando se dissolve. Custa mais por libra do que o sal-gema, mas você precisa de menos para fazer a mesma quantidade de gelo. Os produtos de degelo geralmente contêm cloreto de sódio e cloreto de cálcio.

O cloreto de cálcio é higroscópico, o que significa que atrai a umidade do ambiente. Essa qualidade o torna um bom produto químico para a supressão de poeira em estradas de cascalho e outros desvios.

Cloreto de cálcio para controle de umidade

CaCl2 é mais do que higroscópico; isto é deliquescente, o que significa que ele pode absorver umidade suficiente para transformar a salmoura líquida em temperatura ambiente. É o ingrediente mais comum em absorvedores de umidade disponíveis em grandes lojas para controlar a umidade em gavetas e armários. Você costuma encontrá-lo combinado com bicarbonato de sódio, que é um desodorizante.

Desumidificar com cloreto de cálcio não é isento de riscos. CaCl2 é corrosivo e promove a ferrugem; portanto, não deve ser usado em torno de metais. Além disso, a exposição prolongada pode causar problemas respiratórios e danos nos pulmões. O gel de sílica é um dessecante mais seguro e é frequentemente usado em vez de cloreto de cálcio.

Aplicações na indústria de alimentos

O cloreto de cálcio é seguro para consumir e é um aditivo alimentar comum. Acrescenta firmeza ao queijo, tofu e frutas e vegetais enlatados e fornece uma maneira de melhorar o sabor salgado de picles sem adicionar sódio extra. Os fabricantes de cerveja o adicionam à água que eles usam para fazer cerveja para diminuir o pH e adicionar alcalinidade, o que melhora o sabor.

O cloreto de cálcio é um ingrediente comum em bebidas esportivas. Quando se dissolve na água, divide-se em íons positivos de cálcio e negativos, e como a fórmula do cloreto de cálcio inclui dois íons cloreto, cria um eletrólito mais poderoso que o cloreto de sódio, que possui apenas um.

A capacidade do CaCl2 dissociar-se completamente em seus íons componentes dá ao composto um sabor salgado e poderia ser um substituto do sal de mesa, se não fosse tão higroscópico. No entanto, sua propensão a absorver água causa problemas intestinais e dor abdominal, se você a ingerir em grandes quantidades.

Usando cloreto de cálcio na construção

Como o cloreto de cálcio absorve a água tão bem e gera calor ao fazê-lo, os trabalhadores do cimento a adicionam ao concreto para acelerar a taxa de cura em baixas temperaturas. A adição de uma concentração de 2% cria a mesma taxa de cura a 50 ° F que o concreto simples tem a 70 ° F.

Os kits para testar o teor de umidade das lajes de concreto geralmente contêm cloreto de cálcio em um recipiente. Porque CaCl2 absorve o vapor de água sem gás da laje, o teste consiste em pesar o recipiente, deixá-lo na laje por um período determinado, pesá-lo novamente e registrar o ganho de peso.

Pin
Send
Share
Send