Bactérias nocivas no solo

Pin
Send
Share
Send

As bactérias podem ser encontradas no corpo humano, no ar que você respira, na água e até no solo. Bactérias nocivas encontradas no solo podem causar danos potenciais a seres humanos, plantas e árvores. Algumas formas de bactérias podem produzir toxinas venenosas, que podem ser fatais se os esporos dessas bactérias forem inalados, ingeridos ou transferidos através de uma ferida.

Existem vários tipos de bactérias nocivas encontradas no solo.

Espécie de Bacillus

Alimentos contaminados com B. cereus podem resultar em intoxicação alimentar.

Existem algumas variedades de Bacillus. Bacillus cereus é uma bactéria comumente encontrada no solo. B. cereus é capaz de suportar condições extremas, como calor. Alimentos cultivados em solo contendo B. cereus podem se tornar suscetíveis à contaminação. Também é possível inalar esporos agravados de B. cereus ou fazer com que esporos entrem na pele quebrada quando você não usa luvas durante a jardinagem. De acordo com o Manual de Bacteriologia, B. cereus contém três tipos de enterotoxinas. As enterotoxinas são toxinas produzidas por bactérias e são responsáveis ​​por causar vômitos e diarréia associados à intoxicação alimentar.

Doença de Gall Gall

A galha de coroa afeta plantas e árvores.

Agrobacterium tumefaciens é uma forma de bactéria que causa doenças nos tecidos das plantas. Se A. tumefaciens entra em uma árvore ou planta saudável através da raiz ou caule do solo, a bactéria parasita a árvore ou planta. O hospedeiro de A. tumifaciens sucumbirá ao desenvolvimento do tumor e a alterações no metabolismo da planta. Os tumores podem começar como tecido caloso branco na árvore ou planta. Para evitar a doença da vesícula, é importante que a vida da planta seja mantida fora do solo contaminado.

Desenvolvimento de Anthrax

B. anthracis pode sobreviver no solo por anos.

O antraz é causado pela bactéria Bacillus anthracis. B. anthracis pode sobreviver por anos no solo. Quando a bactéria produz esporos, o potencial de contaminação se torna possível. Os esporos podem ser perturbados durante a jardinagem. Segundo os diretores de promoção e educação em saúde, a inalação de esporos do solo contaminado pode resultar em doença. O antraz também é responsável pela produção de uma toxina que pode resultar em úlceras na pele, dificuldade respiratória, febre, vômito, diarréia, náusea e possível morte.

Bactérias anaeróbias

C. perfringens é mais comumente encontrado no solo e na água.

As bactérias anaeróbicas não precisam de oxigênio para sobreviver. Uma espécie em particular, Clostridium perfringens, pode ser encontrada em praticamente todos os lugares. As bactérias podem ser encontradas no intestino de humanos e animais. No entanto, a bactéria é encontrada predominantemente no solo e na água. C. perfringens é uma das bactérias mais comuns responsáveis ​​por doenças de origem alimentar. Se o C. perfringens for exposto a temperaturas extremas, como o calor, a bactéria esporulará ou formará novos esporos. Os novos esporos são extremamente resistentes; o que pode possibilitar surtos de doenças.

Desenvolvimento do tétano

C. tetani pode entrar em uma ferida.

Clostridium tetani é responsável por causar tétano. C. tetani produz esporos que podem ser inalados. Os esporos também podem entrar em feridas, resultando em tétano. Se o C. tetani entrar no seu corpo, ocorrerá a germinação dos esporos, permitindo que as bactérias cresçam. C. tetani produz uma toxina potente conhecida como tetanospasmina. Essa toxina afeta o sistema nervoso, resultando em rigidez muscular, espasmos, dificuldade respiratória e febre.

Pin
Send
Share
Send