Você pode misturar tinta plana semi brilho?

Pin
Send
Share
Send

Tinta brilhante, semi-brilhante e plana diferem na concentração de pigmento, que é um dos três principais ingredientes da tinta. Além disso, a tinta plana pode conter aditivos para cortar o brilho. Nenhuma dessas diferenças impede que você misture tintas com diferentes tonalidades, desde que tenham o mesmo solvente e ligantes. O resultado da mistura de tinta semibrilhante e plana depende da concentração relativa de cada uma, mas estará em algum lugar entre semibrilhante e plano, que normalmente é designado como "cetim".

Você pode misturar tinta plana semibrilhante?

Concentração de Volume de Pigmento

Os três principais ingredientes da tinta são o pigmento, o aglutinante e o solvente. O ligante nas tintas modernas é geralmente uma resina sintética, como acrílico ou poliuretano. É o que torna a tinta brilhante. O pigmento dá à tinta a sua cor, mas os pigmentos se dispersam e absorvem a luz em vez de refleti-la, de modo que tendem a embotar o brilho. A concentração de volume de pigmento (PVC), que é a razão entre o volume de pigmento e o volume total de pigmento e aglutinante, é a quantidade que os fabricantes de tinta usam para medir a quantidade de pigmento. Tintas com baixo PVC tendem a ser brilhantes, enquanto as com alto PVC são planas. Ao misturar uma tinta plana com uma brilhante ou semibrilhante, você altera o PVC e o brilho depende da proporção final de plana para semibrilhante.

Mesmo solvente, mesmos aglutinantes

Você deve misturar tintas apenas se elas tiverem o mesmo solvente. Este é um requisito de senso comum que você provavelmente já conhece. A tinta à base de água não se mistura com a à base de óleo e, aqui, "à base de óleo" significa qualquer tinta que não seja à base de água. Alguns aglutinantes são compatíveis entre si, mas para garantir a segurança, é melhor misturar tintas apenas se contiverem as mesmas resinas. Isso significa que você não deve misturar uma tinta látex acrílica com uma de poliuretano à base de água.

Teste a mistura antes de usá-la

Não existe uma regra rígida para obter um brilho específico misturando tinta semibrilhante e plana. Como regra geral, quanto maior a concentração de pigmento, mais plana a tinta, portanto, quanto mais tinta plana você adicionar à mistura, mais opaco será o brilho final. Isso é verdade mesmo que a tinta plana contenha aditivos dispersantes da luz, porque quanto mais tinta plana você adicionar à mistura, maior será a concentração desses aditivos.

A única maneira de saber se a tinta possui o brilho necessário para o seu projeto é espalhá-la na superfície de teste e deixá-la secar. Se você planeja usar a tinta nas paredes, teste-a em um pedaço de gesso cartonado para obter a idéia mais precisa.

Misturar lotes grandes

Às vezes, é difícil obter os mesmos resultados ao misturar dois lotes separados de tinta. A cor e o brilho geralmente variam um pouco, e você pode não perceber a diferença até depois que a tinta secar. Evite reviravoltas misturando toda a tinta necessária para o seu projeto ao mesmo tempo.

Pin
Send
Share
Send