Como enquadrar uma pintura em tela

Pin
Send
Share
Send

Você finalmente terminou sua obra-prima e agora é hora de exibi-la para que as pessoas possam apreciar seu trabalho. Isso geralmente exige um quadro. É preciso quase tanto discernimento artístico e criatividade para enquadrar uma pintura quanto para produzir uma, e há mais de uma maneira de fazê-lo.

Crédito: Uckfield Framing CompanyO quadro é o toque final.

Nem toda pintura precisa de uma moldura. Algumas pinturas, especialmente abstratas, parecem mais bem montadas em uma maca e exibidas como estão. Se a sua pintura exigir uma borda, você poderá montar a maca dentro de uma moldura, mas algumas pinturas menores parecerão melhores se você as colar em um suporte rígido e as cercar com uma placa antes de enquadrá-las. Essa técnica é especialmente eficaz com uma moldura fina e discreta que não adiciona muito à borda já criada pela placa de manta.

Escolher a moldura certa para sua pintura é provavelmente a parte mais importante de todo o procedimento. Entre outros fatores, a escolha depende do assunto da pintura, da interação das cores, do meio e do cenário em que a pintura está pendurada.

Escolhendo um quadro para sua pintura em tela

Escolha a moldura para complementar a pintura e seus arredores.

Os dois meios mais comuns aplicados à tela são acrílico e óleo. Na verdade, nenhum desses materiais robustos precisa ser coberto com vidro protetor, mas você pode considerar o vidro se a pintura for valiosa ou se o ar da sala for extremamente úmido ou salgado. Se você pode renunciar ao vidro, as opções de pendurar a pintura com ou sem moldura estão disponíveis. Por outro lado, recomenda-se vidro e uma moldura se você decidir montar a pintura com uma borda fosca. O vidro protege a placa absorvente de poeira, umidade e dedos curiosos e cheios de óleo.

Os quadros podem ter uma largura de meia polegada a várias polegadas de largura, podem ser monocromáticos ou com vários tons e podem ou não apresentar enfeites. Geralmente, você escolhe o quadro a ser misturado e realça o assunto da pintura, mas também deseja que o quadro seja mesclado com as cores que cercam a pintura. A decisão final pode se resumir a tentativa e erro.

Dicas

Felizmente, vivemos na era dos aplicativos móveis e, quando se trata de escolher um quadro, existe um para isso. De fato, existem vários. Todos facilitam a visualização da pintura com uma variedade de quadros antes de fazer sua seleção.

Montando uma pintura de tela em uma maca

crédito: MerlinStaples são mais confiáveis ​​do que tachas para prender a lona em uma maca.

Se você deseja montar uma pintura de tela em uma maca, a pintura precisa ter uma borda de 1,2 cm de tela em branco em todos os lados. Essa é a parte da tela que é enrolada nas pranchas das macas e grampeada a elas.

As macas consistem normalmente em tábuas de pinho ou abeto de 1 x 2 polegadas (ou mais largas) que você junta nos cantos para formar um quadro oculto. Se sua pintura mede um número par de polegadas de largura e comprimento, você pode comprar macas pré-cortadas em qualquer loja de artigos de arte. Eles vêm com cantos estriados que se encaixam para formar juntas resistentes. Se sua pintura tiver dimensões irregulares, você pode fazer sua própria maca cortando as tábuas com uma serra, esquadriando as extremidades e juntando-as com parafusos, cola, pregos ou grampos. Depois de montar a maca, o procedimento para montar a pintura é o seguinte.

Um par de alicates para esticar a lona ajuda a dar à tela um puxão extra.

Coisas que você precisa

  • Pesos

  • Fita métrica

  • Maca

  • Papel craft

  • Grampeador e grampos

  1. Coloque a pintura em uma superfície plana com a face para cima e coloque pesos nos cantos para segurá-la. Meça o comprimento e a largura da área pintada real, deixando uma borda sem pintura de 1,2 cm para envolver a maca. Você também deve medir a distância diagonal entre os cantos da área pintada.
  2. Compre uma maca e monte-a ou faça a sua. Verifique se as dimensões externas da maca acabada são exatamente iguais às da área que você mediu e se as dimensões diagonais correspondem às da pintura.
  3. Levante a pintura, coloque uma folha de papel artesanal na superfície plana e substitua a pintura, desta vez com a face para baixo. Coloque a maca nas costas e centralize-a sobre a tela, garantindo que haja uma borda igual de 1,2 cm em todos os lados.
  4. Dobre uma borda da tela sobre a maca e prenda-a na madeira com um único grampo colocado aproximadamente no centro.
  5. Puxe o lado oposto com força (mas não muito) e passe outro grampo no centro para segurá-lo.
  6. Faça o mesmo com as bordas perpendiculares e vire a tela para garantir que a pintura esteja centralizada. Caso contrário, remova os grampos e faça os ajustes necessários.
  7. Termine de prender a tela na maca acionando grampos em intervalos de 1 ou 2 polegadas ao redor da maca. Grampeie até 5 cm dos cantos e deixe-os por último.
  8. Dobre o excesso de tela em cada canto e prenda-o com um ou dois grampos para concluir o trabalho.

Dicas

As bordas dos cantos dobrados devem estar alinhadas com a moldura. Você pode cortar incisões diagonais nos cantos para facilitar isso, mas lembre-se de que será mais difícil remontar a pintura no futuro.

Depois que a pintura é montada em uma maca, é fácil encaixá-la em uma moldura, desde que a moldura tenha sido pré-selecionada para caber. A estrutura deve ser profunda o suficiente para aceitar a maca e uma folha de vidro protetor, se desejar. Prenda a pintura com travas de armação antes de prender fios ou ganchos para pendurar a pintura.

Emoldurando uma pintura de tela com placa de esteira

crédito: a montagem do cartão SavageMat é mais comum nas impressões em papel, mas também funciona com telas.

Você pode optar por montar sua pintura de tela menor na placa de apoio e cercá-la com uma moldura de esteira. Essa técnica funciona bem com retratos, paisagens e ainda estudos que têm um foco central claro, mas pode não ser a melhor estratégia com representações abstratas ou estudos de cores. Como a placa de apoio e o vidro são muito mais finos que uma maca, você pode usar uma moldura menor.

Coisas que você precisa

  • Régua ou fita métrica

  • Placa de apoio

  • Lápis

  • Adesivo de montagem

  • Pincel pequeno

  • Papel craft

  • Mat board

  • Faca artesanal

  • Quadro, Armação

  • Vidro

  • Pano anti-estático contra poeira

  • Imagem fio ou ganchos

  1. Meça as dimensões da tela com uma régua ou fita métrica e desenhe o contorno correspondente em uma folha de suporte. A placa de apoio deve ser pré-cortada para caber dentro do quadro que você selecionou. Certifique-se de centralizar o contorno no centro.
  2. Aplique o adesivo de montagem dentro da área descrita e espalhe-o uniformemente com um pincel pequeno. Coloque a tela sobre o adesivo, cubra-o com papel ofício e coloque pesos para prendê-lo até o adesivo endurecer.
  3. Meça as dimensões da parte visível da pintura e faça um recorte correspondente em uma folha de papelão. Quando terminar, apare a placa do tapete com as mesmas dimensões da placa de apoio.
  4. Vire a moldura para baixo e coloque uma folha de vidro pré-montado dentro. Limpe o interior do vidro com um pano anti-estático.
  5. Coloque o tapete no próximo. Seu principal objetivo é delimitar a pintura, mas, como separa a pintura do vidro, também protege contra danos causados ​​pela umidade.
  6. Coloque a pintura na moldura e prenda-a com os clipes que acompanham a moldura.
  7. Prenda os fios ou ganchos para pendurar a moldura; sua pintura está pronta para exibição.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Como emoldurar uma tela Diy (Pode 2024).