Musgos, samambaias, coníferas e plantas com flores

Pin
Send
Share
Send

A vegetação cresce, se adapta e evolui há milhões de anos e, nesse período, as plantas se diversificaram em muitos grupos distintos. Dentro desses grupos, existem divisões que incluem as flores mais raras e os pinheiros mais comuns. De fato, as divisões mais visíveis do reino vegetal incluem musgos, samambaias, coníferas e plantas com flores.

Crédito: TongRo Images / TongRo Images / Getty ImagesMoss desfruta de áreas úmidas e sombreadas, como florestas e bosques.

Musgos

Crédito: Przemyslaw Wasilewski / iStock / Getty Images Uma árvore coberta de musgo.

Os primeiros musgos se desenvolveram há aproximadamente 350 milhões de anos e existem há mais tempo que as coníferas e as plantas com flores; desde então, eles se diversificaram em aproximadamente 10.000 espécies. A maioria dos musgos prefere lugares escuros e úmidos para crescer e pode ser encontrada frequentemente em toras ou sob arbustos em áreas arborizadas. Essas pequenas plantas começam como esporos, transportados pelo vento até pousarem em uma área adequada. Uma vez lá, esses esporos produzem rizoides, pequenos órgãos semelhantes a raízes que chegam à superfície e ancoram a planta em um local. Uma vez que a planta é colocada no lugar, ela começa a cultivar brotos que eventualmente se abrem e liberam mais esporos reprodutivos. Os musgos são considerados uma planta de transição, pois mantêm semelhanças químicas com as algas ancestrais ligadas à água e produzem características físicas de plantas terrestres posteriores.

Samambaias

Crédito: Purestock / Purestock / Getty Images

As samambaias, outro tipo de planta produtora de esporos, datam do período devoniano (354 milhões de anos atrás) e são o segundo tipo de planta mais diversificado. Essas plantas são conhecidas por suas folhas folhosas distintas. Debaixo dessas folhas existem pequenos prothalli ou esporos. Os esporos são equipados com células sexuais masculinas e femininas e, quando soprados para uma nova área, podem fertilizar e começar a crescer imediatamente.

Coníferas

Crédito: tg50 / iStock / Getty Images Uma floresta de pinheiros.

As coníferas incluem pinheiros, abetos, sequóias e muitas outras árvores com folhas escamosas ou semelhantes a agulhas. Essas folhas são projetadas para resistir ao frio intenso e à falta de água e podem permanecer verdes o ano todo, usando menos energia do que as plantas com flores. Essas plantas evoluíram antes das plantas há cerca de 300 milhões de anos e ainda vivem em todo o mundo, embora sejam particularmente numerosas no Hemisfério Norte. As coníferas são gimnospermas e se reproduzem pelo vento soprando pólen de cones masculinos para cones femininos. A conífera de maior duração é o pinheiro bristlecone da Grande Bacia, que pode viver até 5.000 anos.

Plantas floridas

Crédito: AlexRaths / iStock / Getty Images As plantas fazem belos jardins.

As plantas com flores - angiospermas - são as mais jovens das quatro variedades, surgindo há 130 milhões de anos. Essas plantas também são as únicas a se reproduzir sexualmente, por polinização cruzada com outras plantas da mesma espécie. Isso provou ser uma mudança bem-sucedida no projeto e, de fato, existem cerca de 260.000 espécies identificadas de plantas com flores, tornando-o o grupo de plantas mais diversificado do planeta. As plantas com flores incluem árvores de folha caduca, flores, legumes, frutas, trepadeiras e arbustos. Muitas dessas plantas também formaram laços com insetos e outros animais, que auxiliam no processo de polinização em troca de néctar.

Pin
Send
Share
Send