Como fazer um deslocamento de duto

Pin
Send
Share
Send

Seja um tubo de encanamento, um manipulador de ar ou uma estrutura de suporte, os obstáculos são reais quando você instala dutos de aquecimento e resfriamento, e construir compensações é uma parte inevitável do trabalho. Cada deslocamento exige cortes angulares, e a parte mais difícil do trabalho é calcular o ângulo. O método OWL fornece uma ferramenta útil para fazer isso e, embora seja uma aproximação, geralmente produz resultados aceitáveis. Este método exige três medições: o comprimento do deslocamento, a largura do duto e a distância do deslocamento. Para que o método funcione, todas as medidas devem estar nas mesmas unidades - geralmente polegadas.

Os profissionais de HVAC precisam criar compensações quando obstáculos impedem o caminho dos dutos de ventilação

Visão Geral do Procedimento

Quando um trecho reto de duto é interrompido por um obstáculo, o instalador encerra o trecho um ou dois centímetros antes, instala um deslocamento angular que elimina o obstáculo e continua o trecho. Se a distância de deslocamento é O, a largura do duto W e seu comprimento L, o ângulo do corte que o instalador precisa fazer para eliminar o obstáculo pode ser determinado pela seguinte fórmula: O vezes W dividido por L (O x W ÷ L). Este cálculo é geralmente referido pela sigla OWL.

A largura do duto é geralmente uma quantidade conhecida, mas os outros dois números devem ser medidos. Uma vez determinados, o cálculo do OWL produz o comprimento do duto que deve ser cortado do lado do deslocamento para produzir o ângulo desejado.

Passo a passo

Etapa 1 Meça a distância do deslocamento

Coloque uma régua sobre o obstáculo e estenda-a na direção do trecho reto da tubulação, paralelo a ele. Verifique se a régua é longa o suficiente para ultrapassar a abertura do duto. Meça a distância do lado do duto mais distante do obstáculo até a régua. Esta é a distância de deslocamento, O.

Etapa 2 Medir o comprimento do deslocamento

Mantenha a régua no lugar e meça a distância diagonal da extremidade da abertura do duto até o ponto em que planeja continuar o duto após instalar o deslocamento. Esse ponto normalmente fica próximo ao obstáculo, mas permite folga suficiente para fazer as conexões. Esta distância é o comprimento do duto de deslocamento, L.

Etapa 3 Calcular o ângulo de deslocamento

Conecte O, W e L na equação OWL. O número que você obtiver será o número de unidades que você precisará cortar da lateral do duto de deslocamento mais próximo do obstáculo. Você também terá que cortar a mesma distância do lado oposto do duto na outra extremidade para permitir conectá-lo ao duto contínuo.

Exemplo: Suponha que você esteja instalando um duto com uma largura de 8 polegadas e o deslocamento seja de 5 polegadas. Você mede o comprimento do duto de deslocamento como 20 polegadas. A conexão desses números na OWL fornece uma distância de 1,8 polegadas ou aproximadamente 1 3/4 polegadas.

Etapa 4 Prepare o duto de compensação

Corte um comprimento de duto igual a L mais 2 polegadas, usando tesouras de estanho. Você precisa de um comprimento extra para criar um flange de 2,5 cm em cada extremidade para conectar o duto. Organize o deslocamento na mesma orientação que o duto instalado e marque o lado do deslocamento, que é o mais próximo do obstáculo.

Usando um marcador de feltro, desenhe uma linha para marcar a distância do final igual ao resultado obtido no cálculo do OWL. Desenhe linhas na parte superior e inferior do duto que se inclinam das extremidades dessa linha para os cantos opostos. Desenhe imagens espelhadas dessas linhas na extremidade oposta do deslocamento. Ou seja, a linha OWL fica do lado do duto mais distante do obstáculo, e as linhas angulares se estendem aos cantos opostos.

Passo 5 Corte os ângulos

Corte ao longo das linhas que você desenhou, usando pedaços de estanho, para produzir um comprimento de duto com extremidades que se inclinam em direções opostas. Corte os quatro cantos do duto nas duas extremidades por uma distância de 2,5 cm e dobre um pouco o metal para formar flanges.

Etapa 6 Conecte o deslocamento

Deslize o deslocamento para o trecho reto do duto que já foi instalado e empurre até que o flange o cubra. Coloque os parafusos de chapa metálica no flange para prender o deslocamento ao duto. Use o mesmo procedimento ao conectar o duto à extremidade oposta do deslocamento para continuar a execução.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Deslocamento Duto - traçado de Caldeiraria (Pode 2024).