Efeitos da luz ultravioleta no crescimento das plantas

Pin
Send
Share
Send

A luz é composta de partículas de energia, conhecidas como fótons. A luz que vemos é composta de fótons de diferentes comprimentos de onda e, portanto, de cores diferentes. A luz ultravioleta é invisível. As plantas podem usar a maior parte do espectro colorido, mas não a luz ultravioleta.

Plantas iluminadas pelo sol

Luz ultravioleta

Cama de bronzeamento ultravioleta.

A luz ultravioleta (UV) possui um dos menores comprimentos de onda no espectro da luz. Embora o sol irradie luz ultravioleta, a maior parte é filtrada pela camada estratosférica de ozônio, de modo que não afeta o crescimento das plantas.

Formas de vida microscópicas

A luz ultravioleta é usada para matar bactérias e outras formas de vida microscópicas. Seu efeito mortal não se limita a organismos microscópicos. A luz UV pode alterar a composição dos materiais e condições necessárias para a fotossíntese, as plantas de processo usadas para crescer.

Cultivo

Os cientistas vêm testando os efeitos da radiação ultravioleta-B nas lavouras há décadas devido a preocupações com o esgotamento da camada de ozônio. Embora os efeitos variem entre espécies e cultivares de plantas, a maioria das plantas é afetada negativamente até certo ponto.

Plantas resistentes a UV

Os cientistas estão lidando com preocupações sobre possíveis perdas de safra, tentando desenvolver plantas resistentes a danos causados ​​pela luz ultravioleta.

Limitando os efeitos

Segundo os cientistas das plantas Alan Teramura e Joe Sullivan, da Columbia University, as plantas que não são estressadas pela falta de água ou nutrientes são mais capazes de suportar a exposição à luz ultravioleta.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Crescimento de Plantas Feijões utilizando LEDs Growing Plants Beans With LED Lights (Pode 2024).