Manutenção do condicionador de ar DIY

Pin
Send
Share
Send

A manutenção regular de um ar condicionado central pode ajudar a manter o sistema funcionando sem problemas por anos. É também a única maneira de garantir que o sistema funcione com o máximo de eficiência energética.

Algumas tarefas de manutenção precisam ser tratadas por um contratado profissional de HVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado), mas há algumas coisas importantes que você pode fazer sozinho. O melhor momento para iniciar uma rotina é antes do início de cada estação de resfriamento.

Mantenha os respiradouros limpos

Uma tarefa que você pode fazer durante todo o ano é garantir que móveis, cortinas e similares não obstruam as aberturas e os retornos do ar-condicionado na sala de estar. Também é uma boa idéia limpar a face das aberturas de ventilação sempre que aspirar ou tirar o pó.

Limpar a unidade externa

A maioria dos sistemas centrais possui um componente externo que abriga o compressor e o condensador. Seu trabalho é liberar para o exterior o calor coletado dentro de casa. Um ventilador circula ar ao redor das bobinas do condensador para resfriá-las. Remova folhas, aparas de grama e quaisquer outros detritos da parte superior da unidade e qualquer coisa presa nas barbatanas nas laterais. Limpe um espaço de dois pés ao redor da unidade para ajudar a melhorar o fluxo de ar e a trabalhar com mais eficiência.

Mude o filtro

Há um filtro localizado logo antes da unidade do ventilador que remove as impurezas no ar de retorno. Siga as recomendações do fabricante do produto para uma programação em mudança. Na maioria dos casos, você deve trocar o filtro no início da estação de resfriamento. Para locais com clima quente, onde o ar condicionado funciona a maior parte do ano, troque o filtro a cada três meses.

Verifique o manual da unidade para o filtro de tamanho que você precisa. Se você não possui o manual, o tamanho do filtro deve ser marcado no filtro existente. Outra opção é levar o filtro antigo para a loja quando você compra o novo filtro.

Ao instalar o novo filtro, verifique se as setas na estrutura do filtro apontam na direção do fluxo de ar.

Os aparelhos de ar condicionado sem filtro têm filtros reutilizáveis ​​que devem ser limpos regularmente.

Os sistemas de ar condicionado sem duto, do tipo que tem uma unidade em cada quarto, geralmente localizados perto do teto, também possuem filtros. Retire a tampa para expor o filtro. Esses filtros geralmente são reutilizáveis ​​e devem ser lavados com água e sabão ou aspirados. Certifique-se de que eles estejam secos ao substituí-los.

Verifique o termostato

O Departamento de Energia recomenda definir o termostato do ar condicionado em 78 graus durante o verão. Isso pode ou não funcionar para você, porque o conforto é uma questão pessoal, e seu conforto geral depende de quão bem a casa está fechada, do clima local e de outras considerações. Mas 78 graus é um bom lugar para começar. Aqui estão algumas coisas a ter em mente ao definir o termostato:

  • Para cada grau que você pode aumentar o termostato do AC, você pode economizar de 3 a 5% nos custos de energia.
  • Não há razão para manter a temperatura em um nível confortável se a casa estiver vazia a maior parte do dia. Um termostato programável permite ajustar a temperatura automaticamente.
  • Os ventiladores de teto permitem aumentar a temperatura do ar condicionado em 4 graus sem sacrificar o conforto. E o ventilador pode ser tudo o que você precisa para se refrescar em um dia moderadamente quente. A propósito, os fãs refrescam as pessoas, movendo o ar pela pele. Se não houver ninguém na sala e o ventilador estiver ligado, você estará gastando energia.

Selar os dutos

Esta é uma tarefa importante e única. Dutos com vazamento podem desperdiçar até 20% da eficiência do sistema. Sele as juntas com mástique do duto e fita com suporte de papel alumínio projetada para o duto. Não use a fita de tecido que é anunciada como "fita adesiva" porque ela não aguenta.

Procure onde as seções do duto estão unidas, especialmente nos cotovelos e curvas. Escove a mástique nas articulações e cubra com a fita. Também é uma boa idéia garantir que todos os dutos que percorrem um espaço não condicionado, como um sótão, porão ou espaço de rastreamento, sejam isolados.

Manutenção profissional

Infelizmente, a maioria dos proprietários não pode executar todas as tarefas de manutenção. Uma inspeção e ajuste anual por um contratado de HVAC podem prolongar a vida útil do seu sistema. O profissional verificará todas as conexões elétricas e lubrificará as peças necessárias. Dependendo do sistema, outras tarefas que o profissional executará incluem:

  • Verifique o dreno de condensado para garantir que não esteja entupido e limpe-o se estiver entupido. Os aparelhos de ar condicionado produzem condensação que deve ser drenada para longe do sistema. Uma linha de drenagem entupida pode danificar o equipamento.
  • Ajustando o motor do ventilador, se necessário
  • Verificando e ajustando o nível de refrigerante no sistema
  • Limpando as bobinas do evaporador e condensador. Bobinas sujas reduzem a eficiência do sistema e reduzem a vida útil da unidade.

Alguns contratados oferecem contratos de serviço, o que geralmente significa que um técnico está de plantão 24/7, caso ocorra algum problema. Certifique-se de saber o que está no contrato antes de concordar com ele. Mas ter um relacionamento com um contratado lhe dá a tranqüilidade de ter um número para ligar em caso de emergência.

Pin
Send
Share
Send