Detectores de fumaça: operados a bateria x com fio

Pin
Send
Share
Send

Um detector de fumaça em funcionamento pode salvar sua vida.

Os detectores de fumaça existem desde a virada do século 20, mas até a década de 1960, eles eram muito caros para uso popular. Isso mudou quando os primeiros alarmes de fumaça de ionização alimentados por baterias de 9 volts foram lançados no mercado em 1972. Eles rapidamente se tornaram equipamentos de segurança necessários em construções residenciais, pois as estatísticas mostram que um incêndio em casa é 10 vezes mais propenso a causar ferimentos ou morte. casa sem trabalhar com alarmes de fumaça.

Os códigos desenvolvidos pela National Fire Protection Association (NFPA) para regular os detectores de fumaça evoluíram à medida que a tecnologia mudou e os custos para os consumidores diminuíram constantemente. Atualmente, existem dois estilos principais de detector de fumaça: detectores operados por bateria que podem ser colocados sempre que necessário; e os chamados hardwired alarmes de fumaça conectados à fiação elétrica da casa. Embora esse tipo também tenha uma bateria de reserva, ele é alimentado principalmente pela mesma fiação que alimenta as tomadas e luminárias de uma casa.

Se a construção de sua casa é anterior a 1976, quando a NFPA passou seu primeiro código em relação aos alarmes de fumaça, ter apenas alarmes a bateria pode ser legal, mas durante os grandes projetos de remodelação, você provavelmente precisará mudar para um sistema de alarmes conectados. A lei estadual pode exigir isso, mas, mais importante, os alarmes de fumaça com baterias de reserva são mais seguros do que os alimentados por bateria.

As regulamentações estaduais atuais variam, mas no que diz respeito à NFPA, as novas casas e as reformadas recentemente devem ter conexões função dupla interconectada alarmes de fumaça com baterias seladas de íon-lítio de 10 anos. O termo interligado significa que os alarmes devem ser interligados, de modo que, se alguém detectar fumaça ou fogo, todos os alarmes da casa tocarão o alarme simultaneamente. E o termo função dupla significa que eles são projetados para detectar tanto a fumaça de um incêndio ardente quanto o calor de chamas abertas.

Mas… todos eles têm baterias

Os alarmes de fumaça mais antigos têm baterias removíveis, mas os mais novos geralmente são selados.

Alguns detectores de fumaça dependem exclusivamente de baterias para energia, mas os detectores de fumaça com fio possuem uma bateria que fornece energia somente em caso de falta de energia elétrica, como poderia ocorrer durante um relâmpago ou outro evento que interrompa o circuito elétrico. Isso torna um sistema com fio muito mais seguro, pois falha apenas no caso improvável de que a energia do circuito e a bateria falhem ao mesmo tempo. Com um alarme de fumaça apenas com bateria, por outro lado, uma bateria descarregada transforma o alarme em pouco mais que um pedaço de plástico. Felizmente, a maioria dos alarmes alimentados por bateria é projetada para emitir um alarme sonoro quando a bateria está com pouca energia. Nunca ignore este aviso de bateria reconhecidamente irritante -Troque suas pilhas regularmente.

O que está envolvido com a fiação?

Os detectores de fumaça com fio devem estar em um circuito dedicado.

Em uma casa mais nova ou remodelada com detectores de fumaça conectados, cada detector em uma casa deve ser conectado a um circuito dedicado apenas aos detectores de fumaça. É bom conectar todos os detectores em um único circuito, mas esse circuito não pode alimentar outras tomadas, luzes ou aparelhos. Como acontece com qualquer equipamento elétrico, você deve fazer as conexões dos fios dentro de uma caixa elétrica aprovada, que geralmente é instalada atrás do drywall.

Embora seja possível conectar os detectores de modo que cada um pareça independente dos outros, a maioria dos fiscais de incêndio estaduais (e a maioria dos códigos de incêndio) exigem que você crie uma rede interconectada na qual todos os alarmes disparem ao mesmo tempo em que se detecta fumaça ou fogo . Para fazer isso, o sistema deve ser conectado a partir do painel de circuito principal com um circuito de 15 A e cabo de 3 condutores com uma bitola mínima de 14. Nesse esquema de fiação, o fio preto é o fio quente, o fio branco é neutro e o fio vermelho é o viajante que liga todos os alarmes. O fio terra não é usado na fiação de alarme, embora ainda seja uma boa idéia conectar o fio terra à caixa elétrica com um parafuso terra.

Onde devo instalar os detectores de fumaça?

Como a fumaça e o calor aumentam, o melhor lugar para um detector de fumaça é no teto.

A versão atual do código de alarme de fumaça da NFPA requer detectores de fumaça nos seguintes locais:

  • Dentro de cada quarto ou na parede do lado de fora
  • Em todos os andares da residência
  • Em locais onde você armazena substâncias inflamáveis, como garagem ou porão.

Os detectores de fumaça geralmente devem ser colocados no teto ou no topo de uma parede e nunca perto de uma janela, porta ou ventilação. Se você colocar um alarme de fumaça na cozinha, é melhor mantê-lo a pelo menos 10 pés de distância dos utensílios de cozinha para evitar alarmes falsos. Você não precisa colocar um detector de fumaça em um sótão inacabado, e é uma má idéia fazê-lo, porque o calor do verão pode fazer com que ele apague. Os detectores de fumaça não são muito ornamentais, mas não tente camuflar um pintando-o. A tinta pode bloquear a grade de ar e impedir a entrada de fumaça na câmara de detecção.

Fotoelétrica vs. ionização - uma diferença que faz a diferença

Crédito: schulzie / iStock / GettyImages Os detectores fotoelétricos são melhores em detectar a fumaça.

Ionizacao Os detectores de fumaça, que foram os primeiros no mercado, contêm uma pequena quantidade de material radioativo que ioniza o ar dentro da câmara de detecção. Fotoelétrico os detectores, por outro lado, funcionam como os sensores de segurança nos abridores de portas de garagem. Um feixe contínuo de luz passa entre as placas na câmara de detecção e o alarme dispara quando a fumaça (ou vapor) o interrompe.

Os detectores de ionização funcionam melhor na detecção de incêndios em chamas, enquanto os detectores fotoelétricos são excelentes na detecção da fumaça produzida por incêndios em chamas. Você obtém o melhor das duas tecnologias escolhendo um detector de fumaça com sensor duplo, e essa é a recomendação da NFPA.

Alguns estados agora exigem detectores de monóxido de carbono e detectores de fumaça, e alguns fabricantes oferecem unidades que combinam um detector de fumaça fotoelétrico e um detector de monóxido de carbono em uma unidade. Mas como esses detectores de monóxido de carbono / fumaça não incluem detectores de ionização, eles não oferecem proteção máxima contra incêndio. A melhor estratégia para obter proteção máxima é instalar protetores autônomos de monóxido de carbono, bem como detectores de ionização / fumaça fotoelétricos de dupla função.

A linha inferior

Os detectores de fumaça não têm problemas.

Se sua casa estiver desassistida ou for uma construção antiga, você poderá fornecer rapidamente proteção adequada contra alarmes de incêndio / fumaça comprando e instalando alarmes de fumaça de dupla função com bateria apenas em todas as áreas exigidas pelo código. Esses alarmes de fumaça podem ter suas desvantagens, mas sua casa é mais segura com eles do que sem eles.

Você estará melhor servido, no entanto, ao solicitar que um eletricista instale um sistema de alarmes de fumaça de dupla função alimentados por um circuito elétrico dedicado. Esse tipo de sistema é obrigatório em novas construções e também pode ser necessário durante os principais trabalhos de remodelação. Mas você pode querer instalar um sistema com fio, mesmo quando não for necessário, porque ele oferece a proteção máxima possível.

Se você estiver instalando detectores apenas com bateria, é melhor evitar detectores combinados de alarme de fumaça / monóxido de carbono. A detecção de monóxido de carbono é melhor gerenciada por detectores independentes, que também estão disponíveis em sistemas com bateria ou com fio.

Pin
Send
Share
Send