O que é design minimalista?

Pin
Send
Share
Send

crédito: páginas D

Hoje, a palavra 'minimalista' é frequentemente usada para descrever uma ampla gama de tópicos, desde arte, moda, arquitetura, design de interiores e estilo de vida. Portanto, não é difícil ver como alguém pode ficar confuso quanto ao significado da palavra-chave usada com frequência. E que melhor maneira de definir essa tendência elegante do que voltar ao começo? O minimalismo começou como um movimento artístico nos anos 1960. Foi originalmente visto como um protesto contra o mundo da arte intransigente e a sociedade cada vez mais consumista. O foco do minimalismo era romper com o excessivo e excessivamente decorativo, e concentrar-se em matérias-primas e simplicidade brutal.

Não demorou muito para que essa nova tendência se filtrasse no design e na arquitetura, resultando em uma ramificação reduzida do movimento Bauhaus. Pioneiros do design minimalista, como Gerrit Rietveld, Tadao Ando e Ludwig Mies van der Rohe, abriram o caminho para esse estilo influente. E, embora possa parecer simples à primeira vista, manter as coisas mínimas requer muito mais do que abraçar a filosofia "menos é mais" de Mies van der Rohe. Felizmente, temos alguns princípios básicos que ajudarão a tornar o seu próximo projeto minimalista uma brisa.

1. Uma base neutra é a chave.

crédito: Futurist Architecture

Embora uma lousa em branco seja obviamente o ponto de partida ideal para qualquer design minimalista, você não precisa mover ou jogar fora todas as suas posses mundanas para chegar lá. Para iniciantes, tente pintar suas paredes com uma tonalidade simples e leve, como bege ou marfim, e adicione um revestimento de piso neutro. Opte por materiais naturais - como tapetes de sisal ou ervas marinhas, piso de madeira ou ladrilhos de pedra. Essas mudanças simples aproximam você surpreendentemente do território em branco; além do mais, eles facilitarão a localização da confusão visual. Com tudo organizado em um cenário neutro, você pode realmente ver o que é necessário e o que está ocupando espaço.

2. Abrace a simplicidade.

crédito: Pexels

O design minimalista abraça a simplicidade em todos os níveis. Desde a escolha de móveis, o esquema de cores, o layout, evitar os babados é o instinto mais primitivo do minimalista. Também não há motivo para se preocupar com o tédio. 'Simples' definitivamente não precisa significar 'básico'. De fato, muitas das inovações mais exclusivas e cobiçadas em design (e tecnologia) têm linhas limpas e tons sólidos e neutros que formam o tijolo e a argamassa dessa filosofia de design reduzida. A abordagem minimalista da simplicidade é amplamente baseada na lógica de combinar forma e função, como aproveitar ao máximo os móveis de serviço duplo.

3. Deixe as peças destacadas se destacarem.

crédito: Blue Door Living

Quando feito corretamente, o design minimalista dificilmente é simples; de fato, incluir pelo menos uma peça de mobiliário, arte ou decoração arrojada e marcante é praticamente um pré-requisito. Embora cores sólidas e tons neutros sejam itens básicos do estilo, o design minimalista ainda pode incorporar padrões com moderação. Escusado será dizer que a aplicação desse princípio requer um tamanho menor.

4. Crie um equilíbrio visual.

crédito: Lindsey Adelman

O equilíbrio visual é um componente essencial do design minimalista. E antes de se encolher com o pensamento de uniformidade, há muitas maneiras de torná-lo seu. Embora a simetria se aplique principalmente ao layout de móveis e decoração, ela também pode se aplicar a coisas como esquema de cores e fonte de luz. O equilíbrio radial irradia para fora em um padrão circular, a partir de um ponto focal central (como um lustre, clarabóia, mesa redonda ou ladrilho decorativo colocado centralmente). O equilíbrio visual vertical e horizontal cria padrões dispostos em torno de uma linha central - da direita para a esquerda para horizontal e para cima e para baixo para vertical.

5. Deixe espaço para respirar.

crédito: Coco Lapine Design

Um parente próximo do equilíbrio visual é o espaço para respirar. Ao reduzir os móveis e a decoração para o melhor dos melhores, você evitará que seu interior fique lotado e garantirá que cada peça selecionada tenha a chance de brilhar. Além de priorizar a qualidade em vez da quantidade, outra maneira de impedir que sua casa pareça desorganizada é livrar-se de um item antigo para cada peça nova que você adicionar. A aplicação dos princípios do design minimalista é uma ótima maneira de maximizar seu espaço.

6. Lembre-se de que "menos é mais".

crédito: Buffets and Cabinets

O ditado de Mies van der Rohe "menos é mais" está no coração do minimalismo. Ao projetar uma casa minimalista, essa regra geral será sua luz guia no labirinto da tomada de decisões e nas infinitas opções que você é forçado a considerar. Se você estiver em dúvida, use esta regra de ouro do minimalismo para encontrar o seu verdadeiro norte.

Pin
Send
Share
Send