A mistura de ácido bórico no ralo da cozinha é segura?

Pin
Send
Share
Send

A palavra "ácido" em seu nome faz com que o ácido bórico pareça um pouco perigoso, mas na verdade tem toxicidade muito baixa, impacto mínimo no meio ambiente e nenhuma capacidade de danificar os canos, portanto é seguro colocá-lo no ralo da cozinha. A pergunta é: por que você quer fazer isso?

A palavra "ácido" em seu nome faz com que o ácido bórico pareça um pouco perigoso, mas na verdade tem toxicidade muito baixa, impacto mínimo no meio ambiente e nenhuma capacidade de danificar os tubos do encanamento, por isso é seguro colocá-lo no seu ralo da cozinha.

Se a resposta for matar insetos, como baratas, provavelmente não funcionará. Se você está tentando entupir ou desodorizar o ralo, pode ter algum sucesso, mas existem maneiras mais eficazes de fazer as duas coisas. Não existem muitas boas razões para colocar o ácido bórico nos drenos, mas se você quiser fazer isso, há pouco risco de envenenar sua família ou o meio ambiente, desde que não exagere.

Talvez você esteja pensando em bórax

Bórax e ácido bórico são boratos, mas não são a mesma coisa. O bórax é melhor para a limpeza de drenos, mas se você estiver tentando controlar pragas, use ácido bórico.

Bórax ou Tetraborato de Sódio (Na2B4O7 • 10H2O), é o que a equipe de 20 mulas transporta para os mercados das salinas do sudoeste americano, particularmente o Vale da Morte. Ele é usado há séculos como agente de limpeza e está disponível nas seções de lavanderia dos supermercados. Ácido bórico ou borato de hidrogênio (H3BO3), é refinado a partir do bórax, tratando-o com um ácido. Faz o que o bórax faz, mas um pouco melhor, e também é um pouco mais tóxico.

Muitos dos remédios caseiros que recomendam um borato se referem ao bórax, que pode ser usado para lavar roupas, refrescar e lavar a louça e, sim, até limpar um ralo entupido. No entanto, quando se trata de controle de pragas, o ácido bórico é o principal produto devido à sua toxicidade elevada e grânulos menores que são mais fáceis para a ingestão de insetos. Como o ácido bórico é mais tóxico, você geralmente precisa comprá-lo em uma farmácia.

Quão tóxico é o ácido bórico?

O Centro Nacional de Informações sobre Pesticidas identifica o ácido bórico como tendo baixa toxicidade se você o comer ou entrar em contato com a pele. Se ingerido, pode causar náusea, vômito e diarréia e, em altas doses, pode causar vermelhidão na pele e erupções cutâneas. Há apenas um caso registrado de fatalidade por ingestão de ácido bórico, e essa pessoa morreu por suicídio ao ingerir duas xícaras de pó.

Em termos de impacto ambiental, o ácido bórico que você coloca no seu ralo pode acabar nas águas subterrâneas e, eventualmente, no próprio solo. No entanto, o ácido bórico existe naturalmente na crosta terrestre e no solo, portanto, a introdução de mais não cria um risco ambiental.

Ácido bórico em drenos para controle de insetos

Muitos produtos de extermínio de pragas contêm ácido bórico, mas há um problema em usá-lo no ralo para matar baratas de esgoto. O ácido bórico mata baratas que o ingerem, mas geralmente o comem se preparando depois de caminhar por uma trilha do pó. Para incentivar os insetos a fazer isso, a trilha deve ser fina e seca.

Se você derramar ácido bórico ou bórax no ralo de baratas, ele se dissolverá na água do ralo e há poucas chances de os insetos o ingerirem, embora isso possa acontecer. No entanto, se você é sério sobre o controle de pragas, é melhor desinfetar o ralo com água sanitária, água oxigenada, vinagre ou bicarbonato de sódio. Colocar água sanitária no ralo de insetos também é uma abordagem de acerto ou falha. A lixívia também tem mais impacto ambiental que o ácido bórico, mas é mais provável que funcione.

Pin
Send
Share
Send