Requisitos para desinfecção de tanques AWWA

Pin
Send
Share
Send

Desinfetar um tanque de armazenamento de água potável - ou seja, um tanque usado para armazenar água potável - de acordo com os padrões estabelecidos pela American Water Works Association (AWWA) pode ser uma tarefa difícil. A menos que você queira entrar no negócio de limpeza de tanques, considere deixar esse projeto para um profissional. Os produtos químicos envolvidos são extremamente perigosos e é necessário seguir diretrizes rígidas para garantir que a desinfecção seja feita de maneira segura e adequada.

Tanques de armazenamento de água

Limpeza

Quaisquer itens usados ​​durante a construção ou reparo do tanque de água devem ser removidos e o tanque deve ser bem limpo. O interior do tanque deve ser varrido, lavado e, idealmente, lavado à pressão. Todas e quaisquer aberturas filtradas também devem ser lavadas e inspecionadas para garantir que estejam em boas condições para evitar que detritos entrem no tanque recém-limpo.

Tipos de cloro

Existem três formas de cloro aceitáveis ​​para uso na desinfecção de tanques: cloro líquido, hipoclorito de sódio, que também é hipoclorito líquido e de cálcio, disponível em comprimidos ou pequenos grânulos. É importante lembrar que o cloro é uma substância altamente perigosa e, na maioria dos casos, deve ser manuseado por um profissional experiente.

Desinfecção de Cloro

Existem três métodos para usar cloro para desinfetar um tanque de armazenamento de água.

Método 1 O tanque de armazenamento de água é cheio até o ponto de transbordamento com água potável à qual é adicionado cloro. A quantidade de cloro na água deve atingir um mínimo de 10 miligramas por litro (mg / L) e deixar por um período de 6 a 24 horas.

Método 2 Uma solução contendo 200 mg / L de cloro é aplicada a todas as superfícies do tanque que entrarão em contato com a água quando o tanque estiver cheio até o ponto de transbordar. A solução deve permanecer ligada por no mínimo 30 minutos. Todos os canos de esgoto devem ser preenchidos com uma solução de cloro a 10 mg / L pela mesma quantidade de tempo. O tanque deve ser limpo com água potável e os canos de esgoto devem ser limpos.

Método 3 Uma solução de cloro a 50 mg / L deve ser usada para encher 5% do tanque. Depois de esperar no mínimo 6 horas, o tanque deve ser enchido até o ponto de transbordamento com água potável. Após outras 24 horas, o tanque é drenado.

Testes bacteriológicos

Após a limpeza, a água potável armazenada no tanque deve ser testada quanto à presença de bactérias coliformes. Os métodos de teste aceitáveis ​​incluem a técnica de fermentação de tubos múltiplos, a técnica de filtro de membrana ou o teste coliforme de substrato enzimático. É importante testar a água que está alimentando o tanque também, para garantir que a fonte de água não esteja introduzindo as bactérias no tanque de armazenamento. A água retirada do tanque também é testada quanto a odores remanescentes do tratamento com cloro.

Perigos da exposição ao cloro

É importante destacar que todo o manuseio de cloro e testes de água devem ser realizados por profissionais experientes e, em alguns casos, licenciados. O manuseio incorreto do cloro pode resultar em ferimentos graves. Quando o cloro entra em contato com o tecido úmido do corpo humano encontrado nos olhos, garganta e pulmões, é produzido um ácido que danifica o tecido. Se você ou alguém que você conhece foi exposto a uma alta concentração de cloro, procure assistência médica imediatamente.

Pin
Send
Share
Send