Que tipo de madeira compensada para pisos?

Pin
Send
Share
Send

Não é apenas o que você vê na superfície que determina se seu piso resistirá ao teste do tempo. Você deve pensar no seu andar como um conjunto de blocos de construção. Se algum dos blocos inferiores estiver instável, o bloco final não será seguro. Em outras palavras, acerte seu subpiso antes de se preocupar com sua telha cerâmica, madeira ou laminado.

Que tipo de madeira compensada para pisos?

Propriedades da madeira compensada

Um subpiso de madeira compensada consiste em três ou mais camadas finas de madeira, conhecidas como folheados, coladas com cola. Para uma resistência ideal, as camadas têm direções de granulação alternadas, normalmente 90 graus entre si. O compensado é extremamente versátil, muito estável, possui uma alta resistência ao peso e não corroer.

Instalação de contrapiso de madeira compensada

Você instala um sub-piso de madeira compensada diretamente em cima das vigas da casa. Aplique o adesivo de construção diretamente nas vigas com uma pistola de calafetagem e, em seguida, defina o painel de madeira compensada no adesivo de construção com a língua voltada para a ranhura do próximo painel. Os painéis de contraplacado de lingüeta e ranhura têm sulcos em uma borda e ranhuras na outra, facilitando a montagem dos painéis. Isso impede que as bordas do compensado se movam e rangem após o isolamento. Muitos painéis de lingueta e ranhura se separam automaticamente para evitar flambagem. Se você não estiver usando painéis de lingueta e ranhura, coloque-os com um espaço de 1/8 de polegada em todas as bordas e extremidades para deixar espaço para expansão natural.

Quando você posicionar o painel de madeira compensada, ele deverá ficar na metade da trave, próximo ao painel seguinte. Você bate o painel na posição com uma marreta e um bloco de derivação, trabalhando para frente e para trás em toda a área para obter um ajuste apertado. Quando o painel estiver apertado, bata em dois pregos, um em cada canto, e use um prendedor de armação pneumático para prender o painel às vigas.

Você coloca o piso de acabamento em cima do subpiso instalado. Às vezes, você coloca um underlayment em cima do subpavimento. Trata-se de uma fina camada de espuma, feltro, placa de cimento, papelão ou madeira compensada. Uma camada inferior fornece uma superfície mais lisa para o piso de acabamento do que o subpiso. Também pode aumentar a estabilidade, abafar sons e atuar como uma barreira à umidade.

Grau de madeira compensada

As letras A, B, C, D e X são contraplacados de qualidade, sendo A a mais alta qualidade. Esteja ciente de que essas notas não representam propriedades estruturais, apenas características visuais. O compensado tem duas classificações: A primeira letra avalia a qualidade da frente do painel e a segunda classifica a qualidade da parte traseira do painel. Os painéis classificados A estão livres de pequenos nós e defeitos. Os painéis com classificação B podem apresentar pequenos defeitos, os painéis com classificação C podem ter nós abertos, orifícios e descolorações, e os painéis com classificação D podem apresentar vários defeitos. É possível que um painel tenha uma frente com classificação A e uma parte traseira com classificação D. Um painel de sucata de madeira recebe um grau X.

"Interior", "exterior", "estrutural" e "marinho" são classificações de madeira compensada. O contraplacado interior é ideal para salas não expostas à umidade, como quartos, e é uma boa base para carpetes, azulejos, vinil, piso laminado de madeira projetada e piso de madeira. O contraplacado exterior é a melhor opção para banheiros, cozinhas e quaisquer outras salas expostas à água e à umidade. O compensado estrutural é bom para salas com móveis pesados ​​ou tráfego intenso, como salas de estar, salas de jantar e entradas. O compensado marítimo é o tipo de compensado mais forte e resistente à água, sendo uma boa opção para banheiros e porões.

Espessura da madeira compensada

Se você estiver instalando um subpiso em uma nova casa, consulte o código de construção local para obter diretrizes. A espessura do seu contrapiso de madeira compensada depende dos vãos das vigas. A National Wood Flooring Association recomenda uma espessura mínima de painel de madeira compensada de 7/8 de polegada para vigas de 19,2 a 24 polegadas e uma espessura mínima de painel de madeira compensada de 5/8 de polegada para vigas de viga de 16 polegadas ou menos. Se o seu contrapiso for muito fino, ele pode não suportar a carga e pode ranger ou chiar quando você andar sobre ele.

Alternativas de madeira compensada

Alternativas à madeira compensada incluem placa de cimento, OSB (placa trançada orientada) e Sturd-I-Floor. A placa de cimento funciona bem para pisos com acabamento em ladrilhos, porque é forte o suficiente para levar muita água, o que pode afetar a resistência do compensado. A placa de fibrocimento é um tipo mais suave de placa de cimento. OSB é uma madeira composta de camada única, feita de fios de madeira triturados unidos com cera, que se destaca bem contra a umidade e funciona como camada inferior. O Sturd-I-Floor é um painel de madeira projetado projetado para instalações de pisos de camada única nos pisos superiores, onde você coloca o carpete diretamente sobre o subpiso. O Sturd-I-Floor é mais rígido que o contraplacado tradicional ou o OSB.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: 7 tintas para madeira - Acabamentos para madeiras (Pode 2024).