Como funcionam os filtros de ar eletrostáticos?

Pin
Send
Share
Send

Os filtros de ar eletrostáticos são tipicamente de forma retangular e têm espessura de 1/2 a 1 polegada. Eles estão disponíveis em várias dimensões, assim como os filtros de fibra de vidro descartáveis ​​comuns, para atender a uma ampla variedade de respiradouros do sistema HVAC e retorno de ar frio. Porém, como os filtros eletrostáticos são reutilizáveis, seus quadros externos são tipicamente feitos de alumínio, em comparação com os quadros de papelão dos filtros de fibra de vidro descartáveis. O meio de filtragem em um filtro de ar eletrostático possui várias camadas. No lado do duto de ar do filtro, geralmente existem duas a seis camadas de fibras de poliuretano e polipropileno, que se parecem muito com o meio de filtragem de fibra de vidro dos filtros descartáveis. No lado de ventilação do filtro, geralmente há uma fina malha de poliéster. Ambos os lados são frequentemente cobertos com grades de alumínio com padrões de estilo de elos de corrente. Essas grades, na verdade, não filtram partículas do ar, mas dão forma e rigidez aos filtros.

Como funcionam os filtros de ar eletrostáticos?

Projeto de filtro de ar eletrostático

Como os filtros de ar eletrostáticos retêm poeira

O segredo para a eficácia do filtro de ar eletrostático são as misturas de poliuretano e polipropileno usadas no material de filtragem. As fibras foram formuladas de modo que, quando o ar passa por elas, geram fortes cargas estáticas. Camadas separadas de material de filtração também recebem cargas opostas (positivas e negativas). Como partículas carregadas positivamente são atraídas para superfícies com cargas estáticas negativas e vice-versa, o meio de filtragem pode atrair partículas transportadas pelo ar como um ímã e segurá-las até que o filtro seja limpo. Quando uma partícula de poeira, mofo, fungos ou qualquer outra matéria transportada pelo ar sai do sistema HVAC e através dos dutos em direção ao filtro, ela primeiro passa por uma camada de filtro sintético com uma carga estática positiva. Essa carga positiva é transferida para a partícula transportada pelo ar. Em seguida, a partícula passa por uma camada com carga negativa e é atraída para a superfície da camada. Quanto mais camadas de mídia de filtragem com carga oposta existirem no filtro, mais efetivamente ele pode impedir a entrada de partículas no ar na sala.

Como os filtros eletrostáticos podem ser limpos e reutilizados

Os filtros eletrostáticos são fabricados com materiais duráveis ​​e geralmente são várias vezes o custo de um filtro descartável equivalente; portanto, eles são frequentemente usados ​​por vários anos. Todo mês ou mais, é uma boa ideia limpar as partículas acumuladas do meio de filtragem. Para fazer isso, o filtro deve ser removido da ventilação ou retorno do ar frio. A maneira mais fácil de limpar um filtro eletrostático é usar um acessório de mangueira de aspirador de pó para aspirar poeira e sujeira diretamente do lado do duto do filtro. Se isso for feito regularmente, nunca será necessária uma limpeza mais profunda. Mas se o filtro estiver muito sujo, ele pode ser lavado com uma mangueira de jardim. É importante, no entanto, borrifar o filtro com água na direção oposta ao fluxo de ar. Dessa forma, as partículas acumuladas podem ser expelidas do filtro sem, acidentalmente, levá-las mais fundo no material de filtragem.

Pin
Send
Share
Send