Propriedades do aço A36 em altas temperaturas

Pin
Send
Share
Send

O aço A36 é um aço carbono suave com uma estrutura química muito simples. Como a estrutura química é muito simples, o aço é mais barato de fabricar do que os aços mais especializados, resultando no uso do A36 em uma ampla gama de indústrias. No entanto, sua resistência e outras propriedades estruturais se degradam acentuadamente em altas temperaturas, onde um aço mais especializado não.

A36 é um aço macio usado em muitas aplicações.

Química

O aço A36 tem um teor de carbono de apenas 0,26%, classificando-o como um aço de baixo carbono. Outros elementos da liga incluem manganês (0,75%), enxofre (menos de 0,05%) e fósforo (menos de 0,04%). Esta composição química simples se traduz em um aço com resistência moderada e baixo ponto de fusão em comparação com outros aços.

Propriedades em alta temperatura

De acordo com um estudo da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (FEMA), o A36, embora seja um excelente material estrutural, perde muito de sua resistência, rigidez e resistência à tração a altas temperaturas. De acordo com gráficos do estudo da FEMA, o A36 tem uma medição de deformação máxima de mais de 70 kg por polegada quadrada a 200 graus Celsius. No entanto, a 600 graus Celsius, ainda muito abaixo do ponto de fusão, a tensão máxima no aço é de cerca de 23 ksi. A resistência ao escoamento e a resistência geral do A36 seguem um padrão semelhante de degradação acentuada em temperaturas mais altas.

Formulários

O baixo desempenho de alta temperatura do A36 significa que é uma má escolha para aplicações estruturais em que é possível o fogo ou o calor elevado, como edifícios muito grandes. No entanto, as propriedades do A36 em temperaturas moderadas a baixas significam que é uma excelente opção para aplicações externas, como aço estrutural em pontes ou estradas, onde um aço de preço mais alto e melhor desempenho não é necessário.

Pin
Send
Share
Send