Como (e onde) instalar detectores de fumaça e monóxido de carbono

Pin
Send
Share
Send

Os detectores de fumaça e monóxido de carbono oferecem proteção barata e são fáceis de instalar.

Quase dois terços das mortes em incêndios domésticos ocorrem em residências sem detectores de fumaça ou com detectores de fumaça que não estão funcionando. Ter detectores de trabalho suficientes e montá-los adequadamente em sua casa proporciona tranqüilidade econômica.

O monóxido de carbono (CO) é um gás incolor, inodoro e letal, às vezes produzido por fornos defeituosos, aquecedores de água e secadores de gás. Como é indetectável, é essencial ter um detector de monóxido de carbono em todos os andares da sua casa, até no porão.

Tão importante quanto ter detectores de fumaça e CO na quantidade certa e escolher os melhores que você pode pagar é saber onde localizá-los e quais tipos de sensores funcionam melhor nesses locais. Existem dois tipos básicos de sensores detectores de fumaça: ionização e fotoelétrico. Cada tipo de sensor é excelente em diferentes circunstâncias e cada um tem vantagens a considerar.

Ionização versus detectores fotoelétricos

Detectores de fumaça por ionização empregar uma câmara de ionização contendo uma pequena quantidade de um elemento radioativo, americum-241. Uma pequena corrente elétrica é passada entre duas placas de metal na câmara de ionização. Quando a fumaça entra na câmara, ela interrompe a corrente e um alarme é acionado. Os detectores de fumaça por ionização tendem a ser os menos dispendiosos e, portanto, os mais comuns encontrados nas residências. Eles nem sempre são a melhor escolha, no entanto. Embora os alarmes de ionização tenham uma pequena vantagem sobre os fotoelétricos na detecção de incêndios quentes e de combustão rápida, eles também são propensos a alarmes falsos por cozinharem fumaça ou até mesmo tomar banho com vapor. Após alguns desses incidentes de incômodo, os proprietários geralmente desabilitam a unidade.

Detectores de fumaça fotoelétricos supera os de ionização quando o fogo é mais lento e fumegante. Eles podem ser uma escolha melhor, porque a inalação de fumaça é mais frequentemente a causa da fatalidade do que o próprio fogo. Os sensores fotoelétricos usam um feixe de luz e um sensor elétrico sensível à luz, posicionados de modo que, em circunstâncias normais, o feixe de luz passe pela face do sensor sem registrar. Quando a fumaça entra no feixe, no entanto, ela dispersa a luz, fazendo com que atinja o sensor o suficiente para que o alarme seja acionado. Os alarmes fotoelétricos são menos propensos a disparos incômodos do que os alarmes de ionização e são o único tipo de sensor recomendado pela Associação Internacional de Bombeiros.

Alguns detectores de fumaça estão disponíveis com alarmes duplos, contendo sensores de ionização e fotoelétricos. Embora populares, esses alarmes de sensor duplo não são mais os favoritos e as autoridades aconselham uma combinação dos dois tipos de detectores de sensor único.

Manutenção de Alarmes

É uma boa ideia substituir as baterias dos alarmes de fumaça duas vezes por ano. Alguns alarmes mais recentes vêm com uma bateria de lítio de dez anos que nunca precisa ser substituída - após dez anos você substitui a unidade inteira. As autoridades de prevenção de incêndio recomendam a substituição de todos os seus alarmes de fumaça a cada dez anos. No ano de 2000, os fabricantes de alarmes de fumaça começaram a incluir a data de fabricação na parte de trás de seus alarmes, por isso é fácil determinar sua idade. Os monitores de monóxido de carbono também têm uma vida útil limitada. Verifique a data de fabricação e substitua-a conforme recomendado pelo fabricante. Aspire levemente os alarmes se acumular poeira e nunca pinte nenhuma parte dos seus alarmes.

Colocação de alarme

Você deve ter um alarme de fumaça em cada andar da sua casa e um em cada quarto, além de um no porão perto da escada. Os alarmes devem estar a pelo menos seis metros dos recursos de produção de partículas de fumaça e combustão, como lareiras, fogões e fornos. Evite áreas de alta umidade, como chuveiros e lavanderia. Os ventiladores e os dutos de ventilação podem impedir que a fumaça chegue ao sensor, portanto, localize seus alarmes de fumaça longe de áreas com fluxo de ar ativo.

Como a fumaça aumenta, os alarmes de fumaça devem ser montados no teto ou na parede. Se estiver no teto, a unidade não deve ficar a menos de quinze centímetros da parede. Se estiver na parede, a unidade não deve ficar a menos de quinze centímetros do teto e a menos de trinta centímetros abaixo dele.

Os detectores de monóxido de carbono não devem ser montados no teto, mas podem ser colocados em qualquer nível na parede porque o CO não aumenta. Você deve ter um detector de monóxido de carbono em cada andar. Detectores combinados de fumaça e monóxido de carbono também estão disponíveis. Se você escolher um deles, monte-o na parede a menos de 30 cm do teto.

Como montar um detector de fumaça ou CO

Coisas que você precisa

  • Detector de fumaça ou detector de CO

  • Baterias corretas

  • Escada

  • Lápis

  • Fita métrica

  • Broca

  • Brocas

  • Martelo

  • Chave de fenda

  1. Determine o local onde você instalará o alarme de fumaça. Com o modelo (se incluído) ou usando o suporte de montagem como modelo, marque onde você irá perfurar.
  2. Selecione uma broca ligeiramente menor que o diâmetro das âncoras de plástico fornecidas com o alarme de fumaça. Faça os furos e insira as buchas. Com o martelo, bata nas âncoras niveladas com a superfície.
  3. Com uma chave de fenda ou chave de fenda e parafusos, conecte o suporte de montagem.
  4. Coloque as pilhas na unidade. Teste, usando o botão de teste. Monte o detector de fumaça no suporte, encaixando-o nos slots de intertravamento e torcendo a unidade levemente até que ela trave no lugar. Alguns detectores de CO deslizam no lugar.
  5. Teste o alarme de fumaça novamente.

Alarmes em rede

Uma nova geração de detectores de fumaça é projetada para que eles possam "conversar" entre si. Todas essas unidades conectadas sem fio soarão um alarme quando qualquer uma delas detectar fumaça. Além disso, alguns desses alarmes em rede também indicam qual das unidades detectou fumaça. A rede que os conecta sem fio é independente e independente de sinais celulares ou de um sistema de internet sem fio. Também estão disponíveis detectores de fumaça e monóxido de carbono que você pode acessar e monitorar através de um aplicativo via telefone inteligente.

Explore as alternativas, leia os comentários e faça a sua escolha. Você certamente encontrará detectores de fumaça e monóxido de carbono adequados às suas preferências e ao seu orçamento. Não importa quais detectores você escolher, sua casa será muito mais segura com eles do que sem eles.

Pin
Send
Share
Send