Você poda o plumbago?

Pin
Send
Share
Send

Os arbustos de plumbagina são plantas perenes sempre nativas do sul da África, apreciadas por suas atraentes flores. Eles podem ter um hábito de crescimento à direita ou na vertical, dependendo da cultivar. Os arbustos de plumbagina produzem flores brancas ou azul-céu de cores vivas e são tolerantes a uma ampla variedade de condições ambientais. Como a maioria dos arbustos floridos, o Plumbago cresce mais vigorosamente e floresce mais profusamente com a poda regular.

Arbustos de plumbagina produzem grupos de flores de cinco pétalas.

Poda de Plumbago

Podar Plumbagos regularmente para manter a forma e impedir que eles superem sua área de plantio. Os plumbagos produzem flores em madeira nova e, assim, respondem bem à poda criteriosa. Embora eles tolerem podas pesadas, o corte com muita freqüência pode afetar adversamente o crescimento. A poda pouco frequente, no entanto, incentiva o crescimento desmedido e pernambucano, que pode ser pouco atraente em determinadas aplicações da paisagem. Embora todas as cultivares de Plumbago exijam poda, a maioria não é adequada para o uso de sebes, o que exige podas rasas frequentes das camadas superiores da folhagem.

Técnicas de poda

Evite a poda indiscriminada por "corte de cabelo" de arbustos de plumbagina, que apenas remove a camada superior do crescimento, pois isso pode reduzir a floração e afetar adversamente o crescimento da planta. Use cortes de desbaste que removem aproximadamente um terço de um determinado ramo e evite a remoção de mais de 10% do tecido vegetal de cada vez. Remova todo o tecido morto, doente ou ferido. Corte galhos longos em um broto ou junta lateral e garanta que cada galho seja cortado em um comprimento diferente.

Quando podar

As plantas de plumbagina produzem brotos no tecido cultivado durante a estação atual, o que significa poda enquanto a planta está florescendo ativamente, reduz significativamente a floração. Poda leve para corrigir hábitos de crescimento indesejáveis, como garfos ou hastes múltiplas, pode ser realizada em qualquer estação do ano, sem prejudicar a planta. A poda pesada, ao contrário, é melhor executada na estação adormecida. A maioria das cultivares de plumbago floresce de maio até a primeira geada significativa, e a poda durante esta temporada deve se limitar à remoção das flores gastas.

Ferramentas e equipamentos

Embora Plumbagos raramente exceda as alturas de um metro e meio, às vezes podem ser necessárias escadas para poda segura de galhos fora do alcance. Use podadores manuais para remover ramos e galhos gastos com menos de 2,5 cm de diâmetro e serras para algo maior. Serras e tesouras de poda estão disponíveis em versões estendidas, para áreas de difícil acesso. Evite o uso de grandes tesouras de podar nos arbustos de Plumbago, pois elas podem danificar o tecido da planta circundante.

Pin
Send
Share
Send