O efeito da temperatura na respiração da ervilha

Pin
Send
Share
Send

A respiração celular é o processo pelo qual todos os organismos eucarióticos - organismos com células complexas - produzem energia celular utilizável a partir de alimentos e oxigênio. Ervilhas são sementes que começam a respirar quando germinam, e a temperatura pode ter um impacto na taxa de respiração das ervilhas.

credit: imagem de vagem de ervilha por Ziablik de Fotolia.com

Faixa de temperatura

A faixa ideal de temperatura para a respiração da ervilha é entre 10 graus Celsius (50 graus Fahrenheit) e 30 graus Celsius (86 graus Fahrenheit).

Temperatura mais alta

À medida que a temperatura aumenta dentro da faixa definida, a taxa de respiração celular também aumenta.

Temperaturas mais baixas

À medida que a temperatura diminui dentro da faixa ideal, a taxa de respiração celular também diminui.

Razões

A respiração celular depende da ação dos catalisadores celulares chamados enzimas, e sabe-se que todas as enzimas funcionam mais rapidamente em determinadas temperaturas ideais. Além disso, as moléculas, em geral, movem-se mais rapidamente em temperaturas mais altas, e as moléculas em movimento mais rápido reagem mais rapidamente entre si, o que gera taxas de reação mais altas em processos como a respiração celular.

As temperaturas podem ficar muito altas

A taxa de respiração celular diminui à medida que a temperatura excede a faixa ideal. Isso ocorre porque enzimas e outras proteínas celulares começam a ser "abaladas" pela energia excessiva associada a altas temperaturas.

Pin
Send
Share
Send