Fern Facts

Pin
Send
Share
Send

As samambaias são uma das plantas mais antigas da Terra, com mais de 10.000 espécies conhecidas até o momento e estima-se que 5.000 a mais ainda não foram descobertas. Se você se deparar com alguém em um passeio sombrio por uma floresta ou em um vaso perto de uma janela ensolarada em sua casa, essas plantas onipresentes com folhas de abanar são apreciadas por muitos e certamente encantarão nos próximos séculos.

Crédito: Marcela Johanidesova / EyeEm / EyeEm / GettyImages

O que são samambaias?

Uma espécie antiga, com mais de 300 milhões de anos, as samambaias são um tipo de planta vascular que pode ser encontrada em uma grande variedade de formas e tamanhos, desde árvores de 80 pés de altura a pequenas plantas que medem menos de uma polegada. Como a maioria das outras plantas, elas têm caules e folhas. Eles também têm raízes conhecidas como rizomas, que são longas formações semelhantes a caules que crescem no subsolo e brotam folhas diretamente deles.

Além disso, as samambaias nunca florescem e não dependem de sementes para se reproduzir. Em vez disso, as samambaias procriam através de seus esporos, que se abrem quando maduros e pulverizam para fora para se espalhar. Esses esporos são transportados pelos ventos, que jogam uma pequena quantidade deles em áreas apropriadas nas quais eles podem germinar e formar plantas sexuais.

Como identificar samambaias

Embora altamente adaptável para viver em espaços que variam de cavernas rochosas a florestas sombrias, as samambaias são mais comumente encontradas em áreas tropicais devido à sua tendência a prosperar em condições quentes e úmidas. Como todas as plantas, as samambaias precisam de água e luz solar para sobreviver, mas se saem melhor em áreas que oferecem ampla sombra e umidade frequente, como selvas. Alguns são capazes de se adaptar a terrenos menos adequados, mas a maioria das samambaias costuma ser escassa em grandes altitudes ou condições secas.

A maioria dos tipos de samambaias é facilmente identificada por suas folhas ornamentadas, conhecidas como folhas. Cada folha contém uma haste principal longa, a partir da qual crescem pequenas divisões, chamadas pinnae. Isso geralmente dá a aparência de centenas de folhas, que parecem ainda mais abundantes pelo corpo exuberante e espesso de uma samambaia. Algumas variedades, no entanto, não têm folhas, como samambaias, que se assemelham a um caule nu coberto de pequenos pontos ou bulbos. Se você não tem certeza se está olhando para uma samambaia, uma espiada na parte de baixo pode revelar pequenas saliências acastanhadas, ou esporos, que são comumente encontrados em samambaias.

Usos comuns

No que diz respeito ao relacionamento com os seres humanos, as samambaias não servem muito a nada além de itens decorativos. Sua principal contribuição, do ponto de vista econômico, é para a indústria de horticultura, que cultiva milhões de plantas de samambaia para vender para uso pessoal. Em algumas partes do mundo, tipos específicos de samambaias são consumidos, como a samambaia de avestruz da América do Norte. Embora a maioria das samambaias seja inofensiva, algumas variedades foram identificadas como cancerígenas e outras, como a samambaia, uma espécie venenosa, são consideradas uma erva invasora.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Interesting Fern Facts (Pode 2024).