O que é um dissipador undermount?

Pin
Send
Share
Send

Os sumidouros undermount são uma inovação relativamente nova, chegando em cena em resposta a novos desenvolvimentos em materiais de bancada. Nos dias que antecederam o escoamento da água corrente e da armadilha P, um lavatório era pouco mais do que uma bacia que ficava na mesa ou no balcão da cozinha. Eventualmente, os proprietários tiveram a ideia de fazer um buraco na bancada ou um recesso na frente dela para que o lavatório pudesse descansar dentro do gabinete, o que abaixou a borda para um nível mais conveniente. Assim, nasceram os sumidouros de casas de fazenda e, por muitos anos após o desenvolvimento do encanamento moderno, esses foram os únicos tipos de sumidouros disponíveis.

Uma pia submersa em aço inoxidável ajuda a tornar a cozinha mais brilhante ainda mais brilhante.

A pia submersa é uma terceira opção que começa a se popularizar em meados do século XX, juntamente com novos materiais sintéticos de bancada de superfície sólida, como Corian. Uma pia submontada é aquela que é presa à parte inferior da bancada e mantida no lugar por postes de ancoragem presos por adesivo forte ou parafusados ​​na parte inferior da bancada. Como esse tipo de pia é normalmente usado em conjunto com uma bancada sofisticada de material sólido, ganhou reputação por ser mais elegante do que suas contrapartes montadas na parte superior e na frente. Sua popularidade só aumentou ao longo dos anos e possui vantagens que geralmente a tornam a melhor opção de coletor.

Por que escolher uma pia submersa?

Uma das desvantagens de um lavatório tradicional é que o aro repousa sobre a bancada. Ele forma uma borda ao redor da pia que torna mais difícil manter a bancada limpa. Além de impedir que você limpe migalhas, líquidos derramados e sujeira diretamente na pia, a borda pode realmente coletar detritos. Geralmente, você fecha o aro com calafetagem ao instalar a pia, mas o calafetador pode se desgastar após alguns anos e permitir que a água se infiltre por baixo do aro e no gabinete da pia. O design de um coletor de montagem insuficiente evita esses problemas.

Você precisa colar os suportes de suporte da pia em alguns materiais de bancada.

Uma pia submontada também tem uma borda, mas é selada na parte inferior da bancada, para que não haja borda em torno da abertura da pia. A borda da bancada paira sobre a pia, o que facilita a limpeza de detritos na pia. Como a borda não é visível, você vê mais da sua bancada em granito, mármore ou pedra sintética, e é mais fácil manter a pia limpa. Como bônus, você obtém muito mais espaço de trabalho na bancada.

Dicas

As pias submersas funcionam apenas com bancadas sólidas, como as feitas de pedra composta, material de superfície sólida, pedra natural ou madeira maciça. Eles não funcionam com bancadas laminadas porque as bordas de MDF e madeira compensada são pouco atraentes e vulneráveis ​​a danos causados ​​pela água. Nem trabalham com bancadas de azulejos de cerâmica, que geralmente são construídas sobre um núcleo de madeira compensada.

Os dissipadores de undermount têm desvantagens

Embora haja muitas vantagens em desmontar o coletor, essa não é a melhor opção se você estiver procurando por um modelo de orçamento. Os sumidouros undermount custam, em média, cerca de 50% a mais do que um dissipador comparável. E você precisará de um custo de mão-de-obra um pouco mais alto para instalação profissional, porque as montagens inferiores são mais difíceis de instalar.

O maior problema em potencial com um coletor de sub-montagem é que ele pode falhar. As âncoras que prendem a pia na parte inferior da bancada podem se soltar, fazendo com que a pia ceda ou até caia. Além disso, se a vedação de calafetar entre a borda da pia e a parte inferior do gabinete falhar, a água poderá penetrar pela borda e entrar no gabinete. Como você não pode ver a borda, essa infiltração pode durar muito tempo e causar muitos danos antes que você perceba que está acontecendo.

Três estilos de aro

A borda de uma pia submersa não precisa ser completamente escondida. Pode ser parcialmente visível ou nivelada com a borda da bancada. As três opções de aro disponíveis incluem:

  • Revelação negativa: A borda é afastada da borda da bancada, de forma que a borda se projeta completamente sobre a pia. Essa é a opção mais bonita, mas deixa a borda da bancada mais vulnerável a lascar e deixa um pequeno lábio na parte inferior da bancada que pode suportar o crescimento de fungos.
A bancada sobrepõe-se completamente a um coletor de revelação negativo.
  • Revelação positiva: A borda da bancada corta o aro, deixando parte do aro visível. Isso facilita a detecção de vazamentos, mas a borda exposta pode pegar partículas de alimentos e líquidos espessos.
  • Montagem embutida: A borda da bancada coincide exatamente com o interior da pia. Essa é a configuração mais fácil de manter limpa, mas, como exige maior precisão durante a instalação, pode custar mais para instalar.

Undermount Sink Materials

Os melhores materiais de coletor de sub-montagem para bricolage são leves, como aço inoxidável e cobre ... Esses materiais são fáceis de sustentar e limpar e ficam ótimos na maioria dos materiais de bancada. Granito composto e ferro fundido revestido de porcelana são materiais mais pesados, mas eles podem fornecer um complemento elegante para as bancadas de cerâmica, pedra e madeira, desde que sejam suficientemente resistentes para apoiar a pia. A cor escura do granito composto, fabricado com pedaços reais de pedra real, fornece um contraste agradável em um esquema de decoração predominantemente branco. As pias de ferro fundido geralmente são revestidas com porcelana branca, mas uma variedade de outras cores, incluindo o preto, também está disponível.

O que está envolvido na instalação?

Antes de instalar qualquer tipo de pia, você deve fazer um furo na bancada e, como as pias submersas funcionam apenas com materiais sólidos, o corte pode ser um desafio. Muitas bancadas, especialmente as de pedra, vêm com furos pré-cortados, portanto, talvez você não precise se preocupar com isso.

Antes de montar a pia, o instalador deve definir os pinos de ancoragem para segurá-la. Geralmente, você pode parafusar essas âncoras em madeira ou pedra sintética, mas se a bancada for pedra real, a melhor opção é cola epóxi. Uma vez que os postes são definidos, o instalador posiciona o coletor e o prende aos postes com clipes especiais. Feito isso, a instalação de drenagem e coleta de lixo conclui o trabalho.

Se você tem uma pia de sub-montagem, a torneira fica montada na bancada. - Foto: Edita Meskoniene / iStock / GettyImages

Dicas

A torneira é montada na bancada, para que possa ser instalada antes que a pia seja fixada e conectada, quando houver mais espaço no gabinete da pia para funcionar.

Pin
Send
Share
Send