Como funciona o isolamento de fibra de vidro?

Pin
Send
Share
Send

Os proprietários optaram pela fibra de vidro para isolar suas casas desde os anos 30. A fibra sintética foi primeiramente adaptada para uso como isolamento por um cientista da Owens Corning como uma alternativa à lã mineral e outros materiais inflamáveis. A patente de Owens Corning era de um "vidro de alumino-borossilicato" que amolecia a altas temperaturas e podia ser arrastado para longas e finas mechas que esfriariam sem endurecer e, embora quebradiças, poderiam ser fabricadas em "mantas" - folhas grossas e estreitas de filamentos empilhados que poderiam ser dobrados entre as vigas e as paredes, fornecendo isolamento à prova de fogo. Os resultados foram tão positivos que a fibra de vidro ainda é o isolador mais popular do mundo. As qualidades de isolamento da fibra de vidro são devidas a duas características principais; sua não condutividade e capacidade de capturar ar.

Como funciona o isolamento de fibra de vidro?

O material

Ciência por trás do material

Todos os materiais respondem ao calor e ao frio, mas suas estruturas moleculares determinam como eles são afetados. O calor excita as moléculas e as faz mover-se mais rapidamente, permitindo que a energia "irradie" na forma de calor do material - é por isso que queimamos nossas mãos quando tentamos provar os alimentos antes que eles sejam resfriados após o cozimento. Alguns materiais permitem que a energia passe facilmente - eles são bons "condutores" de energia. Outros, porém, absorvem melhor o calor do que o liberam e são chamados de maus condutores. O vidro é um péssimo condutor de calor - basta colocar a mão em uma janela de vidro e depois em sua estrutura de alumínio. No sol do verão, a janela estará quente e a moldura quente, mas em um dia frio de inverno, a janela ficará fria enquanto a moldura estiver muito fria. O calor está atravessando a estrutura de alumínio com melhor conduta, mas está sendo sustentado pelo vidro. A razão pela qual uma janela de termopane é muito melhor no isolamento é que ela fornece dois painéis de baixa condutividade se o vidro em torno de uma "atmosfera" intermediária do ar "diminuir" a transferência de energia térmica de um lado para o outro. Quando os químicos da Owens Corning aperfeiçoaram uma maneira de transformar o vidro em fibras utilizáveis, eles criaram uma maneira de capturar o ar entre milhões de camadas de vidro com má condução. Além disso, a fibra de vidro mantém essa capacidade por um período mais longo do que outros materiais de isolamento, como celulose ou algodão, que tendem a assentar com o tempo, reduzindo a quantidade de ar capturado entre as camadas.

Fibra de vidro, meio ambiente e saúde

Novos processos estão sendo aperfeiçoados que usam vidro reciclado e menos boro na fabricação de fibra de vidro para melhorar sua pegada de carbono e limitar o impacto do aumento do custo do boro. A fibra de vidro ainda é um dos isoladores mais econômicos e fáceis de usar, mas foi analisada como possível cancerígena nos anos 90. Em 2000, no entanto, um relatório da Academia Nacional de Ciências eliminou a suspeita de suspeita em formas de câncer respiratório, como o mesotelioma. A principal desvantagem da fibra de vidro parece ser sua capacidade de irritar a pele e os tecidos, um problema que pode ser gerenciado pelo manuseio e limpeza adequados. Os proprietários de imóveis que precisam remover o isolamento antigo de fibra de vidro, como o necessário quando as mantas se molham, devem seguir os mesmos procedimentos de segurança de quando o instalam.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: Fibra de Vidro em Isopor EPS (Pode 2024).