Diferença entre móveis tradicionais e contemporâneos

Pin
Send
Share
Send

Os estilos de móveis tradicionais e contemporâneos variam de maneira dramática, porque seus designers recorrem a diferentes períodos da história para se inspirar. Os designers tradicionais olham para o passado ao fabricar seus móveis. Suas criações celebram a beleza e a história e usam a madeira como material preferido. Os designers de móveis contemporâneos olham para o futuro ou apresentam suas idéias. Eles experimentam livremente diversos materiais, formas e funções. Ambos têm histórias fascinantes, designers famosos e fãs leais.

Cadeira com molduras tradicionais e tecido contemporâneo

História do Mobiliário Tradicional

Crédito: Stacey Newman / iStock / Getty Imagesolder, móveis vitorianos

O design de móveis evoluiu ao lado do acesso a materiais e avanços na tecnologia. Os móveis tradicionais eram geralmente feitos de madeira e distinguidos por entalhes pesados, principalmente nas bordas e pernas da mesa. Peças individuais eram de tamanho generoso e ornamentadas. O mobiliário tradicional também prestou homenagem aos clientes que encomendaram móveis e designs populares da época, segundo o site da Fine Woodworking. Os primeiros americanos, federais e coloniais são alguns estilos americanos de móveis tradicionais.

História do Mobiliário Contemporâneo

Crédito: rashch / iStock / Getty ImagesCadeira e sofá contemporâneos

Móveis modernos ou contemporâneos surgiram no século XX. Em sua revisão dos períodos de móveis, a Fine Woodworking afirma que o mobiliário do século XX é "talvez mais diversificado, em termos de estilo, do que os três séculos inteiros que o precederam". Os móveis contemporâneos romperam com as linhas tradicionais com o uso de novos tecidos e materiais, como aço, vidro e plásticos moldados. Os designers de móveis contemporâneos enfatizam a função sobre os princípios estéticos aplicados às formas tradicionais. Evoluiu a partir do estilo Shaker e de suas linhas simples e limpas.

Tipos tradicionais

Crédito: IPGGutenbergUKLtd / iStock / Getty ImagesQuarto colonial e mesa de cabeceira

Os primeiros americanos, federais e coloniais são alguns estilos americanos de móveis tradicionais. Os móveis em inglês, francês, escandinavo e espanhol influenciaram o mobiliário dos primeiros americanos, de acordo com o site Furniture from Home. Os fabricantes de móveis construíram as peças americanas antigas de madeira e as fizeram para conforto. Os designers federais de móveis costumavam usar madeira de cerejeira e adorná-la com símbolos de liberdade, como águias ou estrelas. Os construtores federais do período emprestaram idéias dos períodos Queen Anne e William e Mary. Thomas Chippendale influenciou muitos dos projetos do período colonial.

Tipos Contemporâneos

Cadeiras de escritório inspiradas em Barcelona

Um estilo notável em móveis contemporâneos é o Bauhaus. Caracterizada por linhas limpas, uma de suas inovações mais importantes foi a cadeira Barcelona, ​​feita por Ludwig Mies van der Rohe em aço cantilever. Outros projetistas notáveis ​​do movimento moderno incluem Bruer, que usava aço tubular, e os irmãos Charles e Ray Eames, que trabalhavam com tela de arame soldado, compensado moldado e plástico reforçado com fibra de vidro, mais famoso com cadeiras. Os irmãos enfatizaram o funcionalismo, a produção em massa e o baixo custo, segundo informações que acompanham uma exibição da Biblioteca do Congresso sobre os projetos de Eames. "O que funciona é melhor do que o que parece ser bom. O que parece ser bom pode mudar, mas o que funciona funciona", disse Ray.

Considerações

A imagem está disponível para download em alta resolução por até 1920x1080.

Se você preferir madeiras escuras com esculturas ornamentadas, maçanetas decorativas e ornamentos de coroação ou muitos outros trabalhos detalhados, o mobiliário tradicional pode ser uma boa escolha. Se o seu gosto de móveis se inclinar mais para desenhos angulares ou linhas limpas e elegantes, o contemporâneo pode ser o seu estilo. Cada vez mais, o contemporâneo é definido pela forma e não pelo material. Linhas angulares permanecem, mas madeira ou outros produtos naturais podem ser usados ​​para construir móveis funcionais.

Pin
Send
Share
Send