Como funciona o disjuntor de 2 pólos?

Pin
Send
Share
Send

A maioria das residências possui um ou mais disjuntores de dois pólos no painel elétrico. Esses disjuntores controlam circuitos de 240 volts que alimentam grandes aparelhos, como aquecedores de água elétricos, secadores e gamas. Um disjuntor duplo é basicamente um conjunto interconectado de dois disjuntores unipolares. Cada um se encaixa em um barramento quente diferente no painel e, por estarem interconectados, disparam ao mesmo tempo. Os disjuntores bipolares geralmente são classificados para corrente em uma faixa entre 30 e 60 amperes.

Como funciona o disjuntor de 2 pólos?

Como a eletricidade chega ao painel

Cada circuito da casa é conectado ao painel elétrico, que é o ponto em que a energia entra na casa a partir da linha de transmissão. Um transformador montado no polo de potência reduz a tensão da linha para 240 volts, mais ou menos. A resistência do fio e outros fatores geralmente reduzem isso para 220 volts. Essa energia chega à casa na forma de dois fios quentes com a tensão de saída do transformador entre eles. Cada fio quente é conectado a uma barra de barramento quente no painel e um terceiro barramento - o neutro - é conectado ao transformador por um terceiro fio. A tensão entre cada barramento quente e o neutro é de 120 volts, enquanto a tensão entre os dois barramentos permanece em 240 volts.

Como um disjuntor normal funciona

Vários fabricantes produzem painéis elétricos e cada um projeta o painel de maneira a aceitar os disjuntores que fabricam. Um disjuntor de 120 volts normalmente se encaixa em uma das barras quando você o encaixa no lugar. Quando você conecta um fio quente do circuito ao disjuntor e o fio neutro desse circuito ao barramento neutro, a tensão no circuito é de 120 volts. O disjuntor foi projetado para detectar surtos de corrente, como os causados ​​por sobrecargas ou curtos-circuitos, e para desligar automaticamente quando ocorrer um. Os disjuntores unipolares geralmente são classificados para 15 ou 20 amperes e disparam quando a corrente excede sua classificação. O objetivo do disjuntor é evitar eletrocussão, incêndio e danos ao equipamento elétrico.

Disjuntores de pólo duplo se conectam a ambos os ônibus quentes

Um disjuntor bipolar é basicamente um par de disjuntores unipolares empilhados um sobre o outro. Eles estão dispostos de modo que o primeiro disjuntor se encaixe em um barramento quente enquanto o segundo se encaixe no outro barramento quente quando você encaixa o disjuntor no lugar. Um clipe de metal une os interruptores para garantir que os disjuntores disparem juntos.

O circuito que esse tipo de disjuntor controla deve ter dois fios quentes. Um dos fios, geralmente preto, liga-se a um disjuntor, enquanto o outro, que geralmente é vermelho, liga-se ao outro. Esse arranjo torna a tensão entre os fios quentes 240 volts. Um fio branco conectado ao barramento neutro completa o circuito e um fio nu ou verde conectado ao barramento de terra o protege.

Como os disjuntores bipolares controlam os circuitos que fornecem mais energia do que os circuitos monopólos, eles são classificados para correntes mais altas. A classificação que você deve usar depende do aparelho. Os condicionadores de ar das janelas e os aquecedores de água normalmente exigem disjuntores de 30 A, enquanto as gamas e os sistemas de aquecimento elétrico precisam de disjuntores de 50 e até 60 A. Os fios também são mais grossos que os dos circuitos unipolares. Enquanto os fios do circuito de 120 volts são tipicamente de calibre 14 ou 12, um circuito de 240 volts normalmente requer fios com um calibre mínimo de 10.

Pin
Send
Share
Send