Causas da fuligem do forno de petróleo

Pin
Send
Share
Send

Carbono não queimado e enxofre no combustível queimado em fornos de petróleo, geralmente na forma de fumaça preta cheia de partículas, é chamado fuligem. As duas principais razões pelas quais os fornos a óleo produzem fuligem são o puffback e o acúmulo de fuligem nas chaminés e nas chaminés de ventilação.

Puffback

O óleo não queimado no fundo da câmara de combustão do forno pode inflamar, causando uma explosão chamada puffback. A explosão pode desconectar o conector de ventilação, também chamado de tubo de empilhamento, causando fuligem na sua casa. As três principais razões para o óleo queimado incompletamente que causa puffback são uma linha de combustível com vazamento, uma válvula de fechamento ruim e quando o bico que lança óleo no forno fica entupido.

Se os tubos que transportam óleo para o queimador vazarem óleo quando o forno não estiver funcionando, o ar poderá entrar no queimador onde está comprimido. Quando o queimador para de funcionar, as bolhas de ar comprimido se expandem, empurrando o óleo de aquecimento para a câmara onde se acumula. Quando essa poça de óleo inflama, ela explode como puffback.

Uma válvula de mola em fornos a óleo interrompe de maneira rápida e segura o fluxo de óleo quando o forno é desligado. Uma pequena quantidade de sujeira na sede desta válvula pode fazer com que o óleo vaze no chão da câmara de combustão, que é um puffback esperando para acontecer.

Se o bico de pulverização que atira óleo na câmara de queima ficar parcialmente bloqueado, nem todo o óleo borrifado na câmara é queimado. Isso também pode causar o acúmulo de óleo de aquecimento não queimado no fundo do forno - uma causa potencial de puffback.

Sinais de aviso de puffback

Um "sopro" ou um pequeno "estrondo" quando o forno iniciar significa que provavelmente o óleo não queimado está sendo inflamado. Se o seu forno a óleo emitir um ruído suave ao desligá-lo, ele pode não estar sendo desligado completamente e o óleo está se acumulando na parte inferior do queimador. Se houver fuligem no topo do forno ou manchas pretas nas paredes do teto ao redor do forno, um problema mais grave de fuligem pode estar se desenvolvendo.

Condutos e chaminés sujos

A fuligem se acumula na base e nas paredes das chaminés de metal e das chaminés de alvenaria que expelem fumaça dos fornos a óleo. Se a base de uma chaminé de metal não for limpa, a fuligem poderá queimar, produzindo monóxido de carbono tóxico que pode se espalhar pelos dutos para todas as partes da sua casa.

As chaminés dos fornos metálicos costumam direcionar a fumaça para as chaminés de alvenaria. Os resíduos de enxofre também podem causar rachaduras nas chaminés de ventilação de metal, resultando em vazamento de fuligem em sua casa. A condensação da umidade da água no interior das chaminés de alvenaria pode causar corrosão e rachamento das juntas. A fuligem pode vazar para sua casa a partir dessas rachaduras.

Pin
Send
Share
Send