Como transplantar espargos estabelecidos

Pin
Send
Share
Send

Se você tem uma cama de espargos estabelecida desempenho ruim devido à superlotação e você está procurando um treino intensivo, não precisa procurar mais do que dividir e transplantar os aglomerados. A única coisa que torna esse trabalho agradável é que ele é feito durante o clima mais frio do outono, inverno ou início da primavera, desde que o solo não esteja congelado. Embora o projeto envolva a preparação de um local - e a sudorese -, a recompensa final é uma colheita abundante das longas e verdes lanças nos próximos anos.

Quando dividir e transplantar

Nativo do Mediterrâneo e uma planta herbácea perene nas zonas de resistência 2 a 8 do Departamento de Agricultura dos EUA, aspargos (Asparagus officinalis) as plantas podem produzir suas lanças comestíveis por até 50 anos se mantido adequadamente. Com o tempo, os aglomerados se tornam tão espessos que a produção diminui ou para, e as plantas exigem desbaste e transplante. As plantas estabelecidas crescem em aglomerados com aproximadamente 2 1/2 pés de largura, portanto, dividi-las produz alguns transplantes novos. Porém, espere a perda de algumas coroas devido a danos inevitáveis ​​na escavação. Para o melhor sucesso do transplante, aguarde as plantas ficar dormente e naturalmente ficam marrons e morrem antes de iniciar o trabalho. Os espargos divididos e transplantados no outono e inverno proporcionam uma colheita mais precoce do que as plantas transplantadas na primavera.

Conquiste e Divida

O tamanho da massa madura e o solo em que está crescendo são os fatores decisivos para a dificuldade de dividir e transplantar o trabalho. O solo arenoso não é tão compactado quanto os solos mais pesados, como a argila; portanto, escavar a moita não é tão árduo. Independentemente do tipo de solo, espere uma massa de raízes emaranhadas e um pouco mais de dificuldade em dividir grupos maiores e mais estabelecidos de aspargos. Usar as ferramentas adequadas e seguir algumas etapas básicas garante menos danos às coroas, que se assemelham a botões pequenos e produzem as lanças comestíveis e as raízes do tamanho de lápis que você deseja reter.

Passo 1

Inspecione a massa de espargos antes de cavar para localizar as coroas na massa de mortos, caules marrons e flores. Saber aproximadamente onde cavar ajuda a limitar os danos às coroas e raízes.

Passo 2

Procure a borda externa do sistema radicular do grupo usando um garfo de jardim. Enfie o garfo no chão a cerca de 15 a 30 cm da massa de material vegetal morto, trabalhando suavemente ao redor da moita para evitar danos excessivos. Depois de encontrar a borda externa do sistema radicular, use uma pá para cavar todo o caminho, criando uma vala. Cavar profundamente o suficiente para expor todo o sistema radicular, que provavelmente é da profundidade da lâmina da pá, mas pode ser mais profundo.

Etapa 3

Continue cavando sob a moita para liberar as raízes do local de plantio. Tente recuperar o máximo possível do sistema radicular sem cortá-lo ou danificar as coroas. Levante a moita do solo usando o garfo de jardim.

Passo 4

Se o grupo não sair facilmente usando o garfo de jardim, retire-o com cuidado do chão usando uma picareta ou pé de cabra. Trabalhe a picareta ou pé-de-cabra sob o sistema radicular, retirando-o do solo e evitando o corte na porção principal de raízes ou coroas. Levante a moita do local de plantio.

Etapa 5

Enxágue as raízes cobertas pelo solo usando uma mangueira de jardim. Enxaguar com água causa menos danos às raízes do que sacudir o solo e, em seguida, você pode inspecionar o grupo para descobrir onde separá-lo em várias coroas. Separe cuidadosamente as coroas, mantendo as raízes grossas. Você pode ter que sacrificar coroas menores por outras maiores ao dividir uma massa de raízes entrelaçadas.

Plantando os Transplantes

Os espargos perdoam relativamente as condições do solo, desde que o solo seja bem drenado e sem ervas daninhas e a cama esteja em um local ensolarado. Lembre-se de que as plantas crescerão em seu novo canteiro por décadas; portanto, selecione um local que não atrapalhe o tráfego de pedestres e outras atividades de jardinagem.

Os espargos preferem um pH do solo de 6.5 a 7.5 e terá um desempenho ruim se o pH for 6,0 ou inferior. Você pode testar o solo antes do plantio para determinar a necessidade de fósforo e potássio adicionais e ajustar o pH de acordo, ou pode cultivar uma mistura de 10-20-10 fertilizante no local de plantio antes de plantar as coroas.

Passo 1

Distribua uniformemente 2 libras de grânulos de fertilizante 10-20-10 por cada 100 pés quadrados da nova cama. Trabalhe o fertilizante nas 6 polegadas superiores do solo usando uma pá ou ancinho duro. Molhe o fertilizante no solo.

Passo 2

Cavar uma trincheira que não tem mais do que 15 cm de profundidade e 30 a 40 cm de largura para plantar as coroas de aspargos. As coroas plantadas muito profundamente têm rendimentos reduzidos.

Etapa 3

Distribua uniformemente 2 libras de superfosfato 0-20-0 sobre o fundo da vala para cada 50 pés de linha. Não é necessário trabalhar o produto no solo antes de plantar as coroas, pois elas não serão queimadas.

Passo 4

Coloque as coroas de aspargos viradas para cima na trincheira e espalhe suavemente as raízes. Espaço transplantes múltiplos aproximadamente 18 polegadas de distância em linhas que são 5 pés de distância. Preencher a vala com terra, cobrindo as coroas com aproximadamente 5 cm. Mantenha o solo que cobre as coroas solto e sem compactação para incentivar o surgimento de lanças. Quando o plantio estiver concluído, regue bem o canteiro para que as raízes fiquem saturadas. Se as condições estiverem secas, adicione água suplementar aproximadamente uma vez por semana.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: How To Planting, Growing And Harvesting Asparagus With Easy Method - Gardening Tips (Pode 2024).