Como limpar pisos de madeira com peróxido de hidrogênio

Pin
Send
Share
Send

Os acabamentos de pisos de madeira são mais frágeis do que parecem - mesmo que você não possa danificá-los facilmente andando nele, pode entorpecê-los limpando-os com o solvente errado. O peróxido de hidrogênio não é um desses, no entanto, e é um removedor de manchas eficaz. O peróxido é especialmente eficaz na remoção de manchas de animais de estimação, que geralmente são as manchas mais problemáticas. Na concentração adequada, também é um potente agente de branqueamento da madeira.

Faça uma solução de água oxigenada

O peróxido de hidrogênio é um alvejante leve e oxigenador, e você pode fazer uma solução segura de limpeza de pisos para uso geral misturando 1 xícara de solução de peróxido a 35% - que é a classe de limpeza - com um galão de água. Como alternativa, misture 1 ou 2 colheres de sopa de percarbonato de sódio com o galão de água. O percarbonato de sódio libera peróxido de hidrogênio quando misturado com água, e usá-lo é uma maneira fácil de criar uma solução de peróxido mais concentrada. É o principal ingrediente de muitos produtos comerciais de alvejante a oxigênio - verifique o rótulo antes de comprar um desses produtos.

Procedimento de limpeza do piso

Sempre que você usa uma solução de água para limpar um piso de madeira, é essencial torça seu esfregão ou pano antes de limpar o chão com ele. Isso elimina a possibilidade de água parada, que pode manchar e deformar a madeira. Para limpar com uma solução de peróxido, use um pano não abrasivo ou uma esfregona de microfibra - e não uma fibra natural, que espalha muita água. Limpe o chão em seções, secando com um pano separado antes de passar para a próxima seção. Para limpeza no local, despeje cerca de 3% de peróxido - que é o teor disponível nas farmácias - em um frasco de spray; depois pulverize, limpe e seque.

Limpeza de manchas de animais de estimação

A urina do animal de estimação pode criar áreas escuras e feias no chão, acompanhadas de odores acre, e você geralmente pode remover as duas com uma combinação de peróxido e bicarbonato de sódio. Pulverize toalhas de papel com peróxido a 3% e coloque as toalhas nas manchas. Deixe-os por várias horas, pulverizando ocasionalmente com peróxido para mantê-los molhados. Ao remover as toalhas, polvilhe generosamente o bicarbonato de sódio na mancha e deixe-o lá até que seque. Depois aspire. A maca de gatos também absorve odores; você pode usá-lo em vez de bicarbonato de sódio.

Lidar com manchas de problemas

Um dos problemas das manchas de animais de estimação é que, após o tratamento com peróxido, elas deixam danos permanentes no acabamento e talvez até na madeira. Se o acabamento for danificado após o tratamento de uma mancha com peróxido, sua única opção é lixá-la. Você pode tratar a madeira escurecida permanentemente branqueando-a com um alvejante de madeira em duas partes, que funciona combinando peróxido de hidrogênio e hidróxido de sódio na madeira. A ação de oxigenação profunda geralmente remove a mancha, mas também pode clarear a cor natural da madeira, e talvez seja necessário manchar a madeira para combinar com o resto do piso. Por causa dessa possibilidade, é melhor contratar um profissional para esse trabalho, dependendo do tamanho da área danificada.

Pin
Send
Share
Send