Diretriz de espaçamento do vergalhão para laje de concreto

Pin
Send
Share
Send

As barras de reforço (vergalhões) são um componente importante das lajes de concreto, porque reforçam o cimento e aumentam sua capacidade de suporte de carga. O vergalhão precisa ser espaçado corretamente, no entanto. O vergalhão que está muito distante não possui resistência à tração para reforçar o concreto o suficiente, mas quando está muito próximo, o cimento na laje não se liga mecanicamente para desenvolver sua própria resistência à tração.

crédito: Jupiterimages / Photos.com / Getty Images

Reforço do vergalhão para laje de concreto

Não existe uma regra geral geralmente aceita sobre como espaçar o vergalhão em uma laje de concreto. Existem muitas variáveis ​​que influenciam a decisão de quanto espaço deixar, incluindo a carga máxima que a laje provavelmente terá de suportar, a capacidade de sustentação do solo, o diâmetro do vergalhão de reforço, a probabilidade de geada levantar a laje, e se a laje está ou não nivelada. Quanto mais íngreme for o nível, mais cargas pesadas sobrecarregarão a laje e mais reforço será necessário. As mesmas variáveis ​​influenciam o tipo de concreto a ser derramado para a laje e a espessura da mesma.

No entanto, muitos engenheiros sugerem uma distância mínima de uma espessura de laje entre vergalhões e um máximo de três espessuras de laje. Para lajes com capacidades máximas de suporte de carga relativamente pequenas, pode não ser necessário usar o vergalhão. Para tais lajes, uma malha de arame soldado com orifícios de seis polegadas será suficiente para reforçar a laje. Outro desenvolvimento recente no vazamento de estruturas de concreto, como lajes, é adicionar fibras de polipropileno ao concreto, que formam uma malha tridimensional para reforçar a laje. A ligação químico-mecânica que as fibras formam com o concreto pode ser superior, dependendo do uso da estrutura, ao reforço de vergalhões.

Pin
Send
Share
Send