Fertilizantes que tornam as plantas mais verdes

Pin
Send
Share
Send

Um sinal de uma planta saudável é o verde brilhante de suas folhas, embora cada tipo tenha sua tonalidade típica. A cor vem da clorofila, um produto químico vital para o processo de fotossíntese pelo qual as plantas produzem os alimentos de que precisam para crescer. Os nutrientes necessários para produzir clorofila geralmente estão presentes no solo e absorvidos pelas raízes, mas podem precisar ser suplementados com aplicações de fertilizantes.

Algumas folhas são mais claras, enquanto outras são verdes mais escuras.

Azoto

O elemento que tem maior impacto na cor das folhas é o nitrogênio. Não é apenas necessário em quantidades substanciais, mas muitas vezes é escasso no solo, especialmente no solo frio da primavera. O nitrogênio é essencial para a produção de proteínas, enzimas e clorofila e geralmente é absorvido pelas raízes na forma de nitrato ou amônio. A conversão do nitrogênio atmosférico em formas que as plantas podem usar depende de microorganismos no solo que também são ativos na decomposição da matéria orgânica, que libera nitratos. O nitrogênio é facilmente perdido pela lixiviação, o movimento da água para baixo carregando elementos dissolvidos.

Fosforoso

O fósforo é usado principalmente na produção de flores, frutos e sementes, mas uma deficiência causa crescimento lento e um tom arroxeado nas folhas. É razoavelmente estável no solo e não sai da zona das raízes. Fontes de fósforo incluem farinha de ossos e fosfato de rocha.

Potássio

Esse nutriente também é menos importante para a produção das folhas, mas uma deficiência será notada como um amarelecimento das bordas das folhas maduras. Os jardineiros podem ficar tentados a adicionar nitrogênio, mas, nesse caso, isso teria pouco efeito. Boas fontes de potássio incluem farinha de alga marinha e areia verde.

Magnésio

O magnésio é considerado um nutriente secundário necessário para as plantas em grandes quantidades, mas geralmente disponível no solo. É essencial para a produção de clorofila e enzimas vegetais. Um dos sintomas de uma deficiência de magnésio, no entanto, é a clorose, o amarelecimento das folhas entre as veias, deixando uma rede de verde através da folha. O calcário de dolomita é uma boa fonte.

Ferro

Uma deficiência de ferro também causa clorose. O ferro é um micronutriente, necessário em pequenas quantidades, mas geralmente ocorre quando o pH do solo é muito baixo ou muito alto para que as raízes absorvam os minerais presentes. Teste o nível de pH e ajuste de acordo com a planta que você está cultivando.

Pin
Send
Share
Send

Assista o vídeo: MELHOR FERTILIZANTE LÍQUIDO PRA TODAS SUAS PLANTAS (Abril 2024).