Como funciona um forno a gás?

Pin
Send
Share
Send

O gás - natural ou propano - fornece a fonte necessária para aquecer o ar frio de uma casa durante a estação de aquecimento. O sistema do forno faz a conversão e distribui o ar quente nos espaços residenciais da casa. Os fornos movidos a gás natural e propano funcionam da mesma maneira. Em qualquer um dos sistemas, o termostato da casa inicia o ciclo de aquecimento conforme as temperaturas na sala caem abaixo da configuração escolhida. Isso envia um sinal para acionar os queimadores.

Os fornos movidos a gás operam em ciclos para aquecer a casa.

Fonte da ignição

Os fornos a gás mais antigos usavam uma luz piloto como fonte de ignição quando era hora do forno produzir calor. Um regulador forneceu um pequeno fluxo de gás para manter uma chama curta acesa, para que estivesse pronto para acender o gás na hora de aquecer a casa. Fornos a gás mais eficientes e modernos usam um "bastão luminoso" feito de nitreto de silicone como fonte de ignição. A eletricidade passa uma corrente através do bastão luminoso somente quando o forno pede calor.

Uma câmara de combustão

O ar deve estar presente para uma combustão adequada. O gás se mistura com o ar dentro da câmara de combustão, que também é chamada de queimador. O ciclo de aquecimento começa quando uma pequena quantidade da mistura de ar e gás entra na câmara de combustão. O bastão luminoso ou a luz piloto acende a mistura, que queima em um fogo controlado dentro da câmara de combustão, à medida que mais mistura de gás e ar se move para dentro da câmara.

O trocador de calor

Um trocador de calor é montado acima da câmara de combustão. Isso permite que o trocador absorva o máximo de calor possível do processo de combustão. O ar frio dentro do trocador aquece quase imediatamente quando o calor do processo de combustão sobe para o trocador. Quando esse ar atinge um nível predefinido pelo fabricante do forno, um motor elétrico entra em ação e aciona um ventilador que força o ar quente nos dutos de aquecimento da casa e sai pelos registros. A sequência de combustão termina antes que o motor do ventilador pare. Isso permite que o ventilador distribua todo o ar quente na casa antes que ele pare de funcionar e aguarde o próximo ciclo de aquecimento.

Lidando com gases

Os subprodutos da combustão incluem monóxido de carbono e outros gases nocivos, além de uma pequena quantidade de gás natural ou propano não queimado. Fornos a gás de alta eficiência capturam os gases de escape e os comprimem antes de acendê-los em uma segunda câmara de combustão. Isso extrai toda a energia dos gases não queimados. Quaisquer subprodutos restantes devem ser ventilados para fora de casa, geralmente através de um tubo de combustão.

Plenum da fornalha

À medida que o forno distribui o ar quente por toda a casa, o ar frio que ele desloca flui através do duto de retorno do ar frio e volta ao forno. Esse ar frio se acumula dentro de uma caixa chamada plenum, que fica ao lado do trocador de calor. O plenum é a última parada para o ar frio se mover pelo sistema do forno. Como o ar frio da casa também contém partículas de poeira, o ar deve ser filtrado antes de entrar no plenum. Os filtros do forno estão localizados na grelha de retorno de ar frio na sala de estar ou na entrada do plenum. As diferenças de pressão entre o plenum e o trocador de calor permitem que o ar dentro do plenum aqueça. Enquanto isso, esse ar se move para dentro do duto e sai através dos registros de calor.

Pin
Send
Share
Send