Diferença entre luz negra e luz UV

Pin
Send
Share
Send

A rigor, uma luz negra é um tipo de luz UV. Luzes negras emitem radiação ultravioleta (luz UV). UV é radiação com um comprimento de onda um pouco menor que o da luz violeta, que é o menor comprimento de onda da luz na parte visível do espectro eletromagnético. O espectro eletromagnético é a faixa de radiação de ondas de rádio benignas a radiação gama altamente perigosa.

Diferença entre luz negra e luz UV

Tipos de luz UV

Embora muitos de nós gostemos de curtir e passar um tempo fora, a radiação UVA é indetectável a olho nu. Os raios UVA são o tipo de radiação UV de maior comprimento de onda e menor energia e o menos prejudicial. São os raios UVB e UVC na luz solar que causam mais danos. A exposição prolongada acabará por levar a queimaduras solares e câncer de pele. Especialmente se você não estiver usando o SPF adequado, ou se proteger quando estiver fora por longos períodos de tempo.

Mesmo que um dia ensolarado seja o ideal, o sol é de longe a fonte mais forte de radiação ultravioleta em nosso ambiente. As emissões solares incluem luz visível, calor e radiação ultravioleta (UV). Assim como a luz visível consiste em diferentes cores que se tornam aparentes em um arco-íris, o espectro de radiação UV é dividido em três regiões chamadas UVA, UVB e UVC. À medida que a luz solar passa pela atmosfera, todos os UVC e a maioria dos UVB são absorvidos pelo ozônio, vapor de água, oxigênio e dióxido de carbono. O UVA não é filtrado de forma tão significativa pela atmosfera.

Luzes negras

O termo luz negra refere-se a um tipo específico de lâmpada, tipicamente fluorescente, com um revestimento fosforescente especial que emite radiação UV na faixa de UVA.

A fosforescência é um processo pelo qual as substâncias emitem energia armazenada lentamente, na forma de luz visível. É frequentemente usado em materiais "que brilham no escuro" (como os que você brincava quando criança), que absorvem energia através da exposição à luz e depois a emitem lentamente na escuridão, emitindo um brilho suave.

Outras aplicações

A luz UV também tem outras aplicações práticas e fontes artificiais. Uma lâmpada fluorescente sem revestimento fosforescente emite luz UV na faixa de UVC - invisível e altamente energética. Essa luz pode causar danos à pele com exposição prolongada, mas é comumente usada como desinfetante.

A luz UV é cada vez mais utilizada em aplicações industriais e comerciais. Os diodos emissores de luz UV, ou LEDs, são utilizados na impressão digital, onde a luz é usada para curar materiais impressos. Os LEDs são usados ​​em semáforos, luzes indicadoras em aviões e grandes displays de estádios, devido ao baixo consumo de energia e ao tamanho reduzido.

Pin
Send
Share
Send